Nesta sexta (12), a rapper MC Soffia recebeu o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo, a maior honraria da Assembleia Legislativa do estado (Alesp). A deputada estadual Erica Malunguinho (PSOL) foi a responsável pela indicação da cantora ao prêmio, que é destinado a pessoas e instituições que tenham atuado e contribuído em prol do desenvolvimento social, cultural e econômico do estado.
Em discurso na sessão solene, a deputada Erica registrou o momento como “épico e histórico” das casas legislativas do Brasil para se fazer uma aproximação com os jovens e incentivá-los a uma jornada de luta e resistência.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
“A política brasileira no seu processo de construção se afastou constantemente das pessoas, sobretudo das pessoas jovens. Essa casa legislativa, ao conferir o colar de honra ao mérito, está dizendo para outras jovens e outros jovens de que a política é o futuro, mas esse futuro só acontecerá se a gente valorizar o agora. E o agora está na mão da juventude, das pessoas mais velhas, de todo mundo que está presente agora”, destaca a deputada.
MC Soffia
A rapper MC Soffia tem 17 anos e mais de 10 dedicados à carreira artística. Ela é um dos principais nomes da nova geração do Hip Hop brasileiro. Com músicas como ‘Menina Pretinha’ e ‘Meu lugar de fala’, constrói debates em relação ao rompimento do racismo, das desigualdades e à importância do papel das mulheres negras na sociedade.
A artista já foi reconhecida com tributo pela World Woman Foundation como exemplo de mulher forte e inspiradora por sua história e luta pelo empoderamento feminino. Envolvida com causas sociais desde pequena, MC Soffia já participou de conferência da ONU e mantém uma sessão chamada “Ocupa Preteenha” em suas redes sociais, onde, aos domingos, publica material sobre jovens artistas negros. Seu perfil está alinhado ao pensamento de aproximação de jovens com a política, principalmente a sua prática em favor das comunidades vulneráveis, o que justifica sua indicação à honraria pelo parlamento.
“Fui a mais nova por aqui, então estamos dominando cada vez mais. Que apareça cada vez mais e que sigamos em luta e vivendo, principalmente”, declara a cantora sobre o recebimento do prêmio.
Leia também: ‘Trajada’: Mc Soffia lança clipe com ritmo, diversidade de corpos e gêneros