Em seu último trabalho, na série “How to Get Away With Murder”, a Cicely atuou ao lado de Viola Davis, que lamentou a morte da atriz em um texto emocionado: “Você foi tudo para mim”, escreveu.
Texto: Roberta Camargo | Edição: Lenne Ferreira | Imagem: Bcharts
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
A morte da atriz Cicely Tyson, sem causas reveladas, foi anunciada por sua agente, que lançou, na última terça-feira (26) um livro de memórias intitulado: “Just As I Am”. Com mais de 70 anos de carreira, a estrela da Broadway foi indicada ao oscar pela atuação em “Lágrimas de Esperança”. A atriz era conhecida pela postura firme no combate ao racismo e recusou diversos papéis que reforçassem o esteriótipo explorado pela mídia sobre pessoas negras.
Imagem:Jack Mitchell
Ganhadora de Emmys e Tonys, Cicely atuou no cinema, no teatro e, em seu último trabalho na TV, interpretou a mãe da personagem Analise Kiling, série de Shonda Rimes, com Viola Davis no papel de protagonista. Nas redes socias, Viola registrou uma homenagem emocionada para Tyson.
Imagem: Reprodução / Instagram
“Estou devastada. Meu coração está partido. Eu te amei tanto!! Você foi tudo para mim! Você me fez sentir amada, vista e valorizada em um mundo onde ainda existe um manto de invisibilidade para nós, meninas de cor de chocolate. Você me deu permissão para sonhar”, diz Viola em parte do texto.
A estreia de Cicely no cinema aconteceu em 1968, no filme “Por que tem que ser assim?” e em menos de dez anos, foi indicada ao Oscar como melhor atriz, por seu trabalho no filme “Lágrimas de Esperança”. Em 2019, Cicely foi a primeira mulher negra a receber um Oscar honorário.
Em suas redes sociais, o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama também prestou homenagem à atriz e relembrou imagens de 2016, quando Cecily recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade, uma condecoração concedida pelo presidente do país.
Imagem: Reprodução / Instagram
“Cicely não foi destinada para uma carreira em Hollywood. Quando ela era criança, sua mãe – uma mulher trabalhadora e religiosa que limpava casas – não deixada sequer que ela visse filmes. Mas uma vez que Cicely se educou, tomou a decisão consciente não só de seguir seu caminho, como de dizer sua verdade”, comentou Barack, que lamentou a morte da atriz.