PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mostra no Rio explora ancestralidade negra no design brasileiro

A exposição conta com trabalhos desenvolvidos por alunos e docentes afrodescendentes
Instalação ‘Ocupação Terreiro’ na Casacor 2024.

Foto: Salvador Cordaro

27 de novembro de 2024

O Istituto Europeo di Design (IED), localizado no Rio de Janeiro, convida o público a explorar as influências afro-brasileiras no design contemporâneo com a mostra “Negro Design”, que acontece na quinta-feira (28).

Curada por Alexandre Salles, coordenador da Pós-Graduação em Design de Interiores Contemporâneo e do curso One Year de Design de Mobiliário, a exposição conta com trabalhos desenvolvidos por alunos e docentes afrodescendentes, além de oferecer ao público a oportunidade de conhecer um pouco mais do portfólio desses profissionais atuantes no mercado.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

No centro da programação está a instalação Ocupação Terreiro, uma obra premiada que mergulha na ancestralidade afro-brasileira. Concebida e apresentada por Alexandre Salles na Casacor 2024, a instalação oferece uma imersão sensorial e intelectual que reconecta o público aos valores e tradições afrodescendentes.

“Terreiro representa um espaço de celebração, resistência e memória, resgatando símbolos e práticas ancestrais que transcendem o tempo e o espaço, e convidando à reflexão sobre como esses elementos moldam e enriquecem a criação contemporânea”, afirma Salles.

A palestra, conduzida por Alexandre Salles no dia 28, vai além de uma simples apresentação de sua obra, propondo um diálogo sobre a influência transformadora da ancestralidade afro-brasileira na prática do design. Em seguida, o debate entre Salles e docentes do IED aprofunda essa reflexão, explorando como o legado afro-brasileiro continua a inspirar novas trajetórias criativas. Esse encontro de perspectivas não apenas promove a troca de ideias, mas também convida os participantes a refletirem sobre o papel do design na preservação cultural.

A mostra não só coloca em evidência a criatividade de seus participantes, mas também celebra a história e a identidade de uma cultura que é fundamental para entender o presente e vislumbrar o futuro do design no Brasil.

Serviço

Mostra “Negro Design”

Quando: 28 de novembro, a partir das 18h

Local: IED Rio – Av. Pres. Antônio Carlos, 40, 2° andar – Centro, Rio de Janeiro – RJ

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • A Alma Preta é uma agência de notícias e comunicação especializada na temática étnico-racial no Brasil.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano