Olimpíadas 2024

Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Museu Afro Brasil inicia comemorações de 15 anos

2 de abril de 2019

Pinturas, fotografias, cartazes, objetos de arte e de uso cotidiano celebram a transformação de São Paulo

Texto / Simone Freire
Imagem / Divulgação / Museu Afro Brasil / Jaínton Leal

Comemorando 15 anos de atuação, o Museu Afro Brasil inicia, a partir de sábado (6), às 11h, a exposição “Museu Afro Brasil, nos seus 15 anos, celebra São Paulo: uma iconografia urbana”.

A exibição destaca, a partir de uma série de elementos artísticos e culturais, a transformação da cidade de São Paulo de um povoado em megametrópole cosmopolita.

Nela, o curador e diretor do museu, Emanoel Araújo, reúne mais de 500 itens históricos entre pinturas, fotografias, cartazes, objetos, vestimentas, recortes de jornais e revistas, mapas, brinquedos e porcelanas que traçam uma cronologia da cidade.

“É aqui que todas as diferenças se encontram e se confrontam, que todas as sínteses se tornam possíveis, todos os choques visíveis, mais que em qualquer outra parte do país. Aqui é o lugar onde um Afro Brasil nos oferece o desafio de uma herança a resgatar”, ressalta Araújo.

A exposição está dividida em alguns núcleos: “São Paulo, uma metrópole industrial”, “Belle Époque Paulistana”, “Revolução Constitucionalista de 1932”, “Carnaval Paulistano” e “IV Centenário”.

O Museu Afro Brasil é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Museu Afro Brasil – organização social de cultura.

Serviço

Exposição: “Museu Afro Brasil, nos seus 15 anos, celebra São Paulo – Uma iconografia urbana”
Período expositivo: de 06 de abril a 07 de julho de 2019

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano