PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Pesquisar
Close this search box.

Obra de Carolina Maria de Jesus inspira primeiro single autoral de Graciela Soares

"Despejo" marca trajetória solo da cantora após integrar projetos coletivos como Corredeiras e Čao Laru
A imagem mostra a cantora e compositora Graciela Soares se apresentando no palco ao lado do músico Otis Selimane.

Foto: Divulgação

31 de maio de 2024

Com lançamento previsto para o dia 7 de junho, a cantora e compositora Graciela Soares apresenta a música “Despejo”, single inspirado na obra da escritora Carolina Maria de Jesus.

A faixa baseada em um trecho do livro “Quarto de Despejo” marca a estreia de Gabriela na carreira solo. Após anos se apresentando em trabalhos coletivos, entre eles o projeto Corredeiras com Pedro Barsa e o coletivo Čao Laru, a cantora paulistana mergulhou na própria história para gravar a primeira música autoral. 

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

“Eu me influenciei muito na história de força da Carolina Maria de Jesus, que tem muita relação com o que eu vivo no meu dia a dia e decidi me expressar através de Despejo”, compartilha a artista sobre a canção, que conta com a parceria musical de Marcos Soares e Henrique Braga.

Pautada pelos ritmos da música brasileira, a obra traz os relatos de uma mulher preta e mãe. “Ter onde morar, parede e teto para chamar de lar. Ter o meu lugar e dentro dele poder me encontrar. Vou desenhando um plano para sobreviver, dia após dia, noite dorme e depois outra vez”, diz um dos versos.

Para mergulhar neste universo, Graciela Soares e seu grupo Tihangana, formado pelos músicos Marcelo Santhu e Otis Selimane, também fizeram uma pesquisa minuciosa sobre o disco “O Canto dos Escravos” (1982), de Tia Doca, Geraldo Filme e Clementina de Jesus, de modo a estudarem a cultura africana e ancestralidade.

  • Mariane Barbosa

    Curiosa por vocação, é movida pela paixão por música, fotografia e diferentes culturas. Já trabalhou com esporte, tecnologia e América Latina, tema em que descobriu o poder da comunicação como ferramenta de defesa dos direitos humanos, princípio que leva em seu jornalismo antirracista e LGBTQIA+.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano