Com lançamento previsto para o dia 7 de junho, a cantora e compositora Graciela Soares apresenta a música “Despejo”, single inspirado na obra da escritora Carolina Maria de Jesus.
A faixa baseada em um trecho do livro “Quarto de Despejo” marca a estreia de Gabriela na carreira solo. Após anos se apresentando em trabalhos coletivos, entre eles o projeto Corredeiras com Pedro Barsa e o coletivo Čao Laru, a cantora paulistana mergulhou na própria história para gravar a primeira música autoral.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
“Eu me influenciei muito na história de força da Carolina Maria de Jesus, que tem muita relação com o que eu vivo no meu dia a dia e decidi me expressar através de Despejo”, compartilha a artista sobre a canção, que conta com a parceria musical de Marcos Soares e Henrique Braga.
Pautada pelos ritmos da música brasileira, a obra traz os relatos de uma mulher preta e mãe. “Ter onde morar, parede e teto para chamar de lar. Ter o meu lugar e dentro dele poder me encontrar. Vou desenhando um plano para sobreviver, dia após dia, noite dorme e depois outra vez”, diz um dos versos.
Para mergulhar neste universo, Graciela Soares e seu grupo Tihangana, formado pelos músicos Marcelo Santhu e Otis Selimane, também fizeram uma pesquisa minuciosa sobre o disco “O Canto dos Escravos” (1982), de Tia Doca, Geraldo Filme e Clementina de Jesus, de modo a estudarem a cultura africana e ancestralidade.