O livro “Introdução ao Pensamento Feminista Negro”, organizado pela jornalista Rosane Borges junto das autoras Juliana Borges, Nubia Regina Moreira, Stephanie Borges, Raquel Barreto e Evilânia Santos, agora pode ser baixado gratuitamente na Amazon Brasil. A obra, que compila reflexões e ensaios de pensadoras renomadas no campo das humanidades, foi concebida para ser acessível a um público amplo, permitindo que o conteúdo esteja disponível em diversos dispositivos digitais. Baixe neste link.
A publicação é resultado direto do curso “Introdução ao Pensamento Feminista Negro”, idealizado pela editora Boitempo em conjunto com o ciclo de debates “Por um Feminismo para os 99%”, realizado entre março e abril de 2022. O evento contou com a participação de 24 intelectuais, ativistas e comunicadoras de cinco nacionalidades, incluindo figuras como Cinzia Arruzza, Helena Silvestre, Judith Butler, Patricia Hill Collins, Silvia Federici, Sonia Guajajara e Tithi Bhattacharya.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Durante o curso, foram discutidas as obras de autoras centrais do pensamento feminista negro, como Angela Davis, Audre Lorde, bell hooks, Lélia Gonzalez, Michelle Alexander, Sueli Carneiro e Conceição Evaristo. As aulas e os debates proporcionaram uma análise profunda sobre questões de raça, gênero e classe, temas fundamentais para a compreensão das intersecções das lutas feministas contemporâneas.
Os textos que compõem o livro foram elaborados pelas professoras do curso, inspirados pela experiência das aulas e pelos diálogos que emergiram ao longo do evento. A obra pretende ser uma introdução acessível e rica ao pensamento feminista negro, trazendo à tona discussões que vão desde as reflexões de pioneiras do movimento até a aplicação prática dessas teorias nos contextos atuais.
Além do livro, todo o conteúdo do curso, incluindo debates e aulas, está disponível gratuitamente na TV Boitempo, o canal do YouTube da editora. Para aqueles que preferem consumir conteúdo em formato de áudio, as discussões também podem ser acessadas em formato de podcast pelo Grifa Podcast.
Texto com informações do Café História.