Pesquisar
Close this search box.

ONU exibirá filmes produzidos por jovens das comunidades cariocas

23 de setembro de 2019

Os filmes serão exibidos na Assembléia Geral na ONU, nos dias 24 e 25 de setembro, em Nova York, nos EUA

Texto / Lucas Veloso | Edição / Pedro Borges | Imagem / Reprodução

Nesta semana, de 23 a 27 de setembro, acontece a Semana de Alto Nível da Assembléia Geral da ONU, junto com a primeira Cúpula dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Parte da programação será composta por produção brasileira.

A obra. realizada pelo GatoMÍDIA, Coletivo Papo Reto e com a coprodução da Agência Naya, AilurosStudio e Nugrau360º, estará na agenda do MY World 360°.

Entre as atividades dos eventos, será exibido na sede das Nações Unidas, em Nova York, o filme “Descolonize o olhar”, selecionado para terceira edição do programa MY World 360°, uma coleção de histórias imersivas produzidas por jovens de todo o mundo.

A obra fala de Bira Carvalho, que ficou cadeirante aos 21 anos após levar um tiro. A partir desta história, o título apresenta os desafios, complexidades e potências de quem vive nas favelas.

Bira Carvalho é morador da favela Nova Holanda, no Complexo da Maré. Formado pela Escola de Fotógrafos Populares – projeto criado pelo Observatório de Favelas e o fotógrafo João Roberto Ripper – , fotografa as favelas desde 2000 e é coordenador do projeto Imagens do Povo desde 2016.

Ele já participou de algumas exposições, como a “Olhar Cúmplice”, “Esporte na Favela”, Belonging:an inside story from Rio’s favelas, em Londres, “Ginga na vida”, nas galerias Fondation Alliance Française, em Paris, e na galeria da Aliança Francesa.

No filme a câmera mostra a necessidade do fotógrafo em registrar em imagem os flagrantes da vida que encontra nos becos e vielas das favelas cariocas. O filme pretende oferecer outras percepções do território para além da narrativa da violência.

A playlist MY World 360° é apresentada pela Campanha de Ação dos ODS das Nações Unidas, a Digital Promise Global e o Oculus do Facebook e esse ano inclui vozes de jovens da Argentina, Brasil, Hong Kong, Índia, Quênia, Uganda e Estados Unidos com foco em Ação Climática e Redução de Desigualdades.

A Cúpula dos ODS reúne chefes de estado e de governo de todo o mundo para analisar de maneira abrangente o progresso na implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

 

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano