PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Peça em São Paulo enaltece ancestralidade por meio do resgate de memórias

'Maria Preta – Solo Fértil' foi vencedora da Convocatória 2023 do Instituto Brasileiro de Teatro
Em cartaz em São Paulo, “Maria Preta – Solo Fértil“ narra a história de Jucimara e sua avó Antônia Bruno da Silva, mais conhecida como Maria Preta.

Em cartaz em São Paulo, “Maria Preta – Solo Fértil“ narra a história de Jucimara e sua avó Antônia Bruno da Silva, mais conhecida como Maria Preta.

— Oliver Tibeau

30 de setembro de 2024

O Teatro Maria José de Carvalho, sediado em São Paulo, recebe o espetáculo “Maria Preta – Solo Fértil“, que fica em cartaz até o dia 27 de outubro com ingressos gratuitos. A obra conta história de três gerações de mulheres pretas da mesma família e ressalta a importância de enaltecer a ancestralidade.

A peça é uma obra teatral autobiográfica e documental, que evoca as memórias afetivas de Jucimara Canteiro e sua trajetória histórica com sua família na cidade de Santos, litoral de São Paulo.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Por meio da voz do teatro, e pelo direito ao sensível, toda a comunhão, benquerença e desafios partilhados por avó, mãe e filha são narrados em dois territórios de origem sagrada: o terreiro e o terreno – lugares onde a memória se revela como força-motriz de acontecimentos e passagens do corpo familiar e social.

Ao resgatar memórias, Jucimara narra a história de sua avó Antônia Bruno da Silva, mais conhecida como Maria Preta, uma das fundadoras do Morro do Progresso, comunidade localizada na periferia de Santos, litoral de São Paulo. Dona Maria Preta teve seu nome apagado na história local, e não recebeu nenhum reconhecimento no território que ajudou a construir.

O chão de terra que desenha o espaço cênico do espetáculo remete ao quintal da casa de Jucimara e sua família, e busca enfatizar a discussão em torno do direito ao território, ao solo e à moradia, um direito constitucional frequentemente negado a famílias em todo o Brasil, especialmente às famílias de pessoas pretas, como aquela cuja história é contada nesta montagem.

O espetáculo foi o vencedor da Convocatória 2023 do Instituto Brasileiro de Teatro (IBT) na modalidade Adulto Inédito. A iniciativa  visa fomentar a produção teatral na Região Metropolitana de São Paulo de forma descentralizada, de modo a contribuir para a formação democrática de público em espetáculos teatrais, além de valorizar a arte e a diversidade dos profissionais do setor.

Serviço:

“Maria Preta – Solo Fértil“

Temporada: 20 de setembro a 27 de outubro/2024
Local: Casa de Teatro Maria José de Carvalho
Endereço: Rua Silva Bueno, 1533 – Ipiranga, São Paulo – SP
Classificação etária: 14 anos
Ingressos gratuitos em teatro.ibt.art/mariapreta

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Mariane Barbosa

    Curiosa por vocação, é movida pela paixão por música, fotografia e diferentes culturas. Já trabalhou com esporte, tecnologia e América Latina, tema em que descobriu o poder da comunicação como ferramenta de defesa dos direitos humanos, princípio que leva em seu jornalismo antirracista e LGBTQIA+.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano