A cidade de São Paulo vai receber o espetáculo “Mãe de Santo” durante os meses de abril e maio. A peça é baseada em textos e relatos da filósofa, Helena Theodoro, cujo trabalho reflete e celebra o papel fundamental e sagrado da mulher negra.
Na obra, Vilma Melo, primeira atriz negra a vencer o Prêmio Shell (2017), está escalada para interpretar uma e, ao mesmo tempo, várias mulheres pretas em suas vivências. A temática do monólogo apresentado passa por ressignificar e enaltecer o poder da mulher preta na condução de suas comunidades.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
A exibição integra o Circuito Municipal de Cultura 2024 e realiza apresentações gratuitas em várias regiões da cidade. A peça já foi apresentada na Mooca (Teatro Arthur Azevedo), no dia 03 de abril e ainda deve passar pela Lapa (Teatro Cacilda Becker), em 10 de abril, e Santana (Teatro Alfredo Mesquita), no dia 17 de abril.
Santo Amaro também deve receber a peça no Teatro Paulo Eiró, no dia 24 de abril, enquanto o distrito de Cangaíba, por sua vez, terá “Mãe de Santo” no Teatro Flávio Império, em 24 de maio.
O espetáculo traz um posicionamento firme e de orgulho das histórias contadas e passadas por gerações e documentando como as mulheres afro-brasileiras são corpos sagrados e utilizam o homem como complemento de suas narrativas e vivências.
Com direção-geral de Luiz Antonio Pilar, o espetáculo foi escrito pela autora teatral Renata Mizrahi a partir de textos e relatos da filósofa, escritora e professora Helena Theodoro, que celebrou seus 80 anos em 2023.
“Mãe de santo representa para mim as mil possibilidades da mulher preta, que dá asas à imaginação, mostrando musicalidade, poesia, espiritualidade, habilidade e maternidade desde muito tempo”, afirma Theodoro em nota à imprensa.
“Ser mãe de santo é ser mãe do mundo, cuidando de gente de ontem – seus ancestrais — ou de hoje — sua família, amigos, parceiros –, preservando, transformado pelo elo de afeto entre as pessoas, pela arte e por toda a beleza que um olhar doce e meigo pode oferecer”, diz.
Trajetória de sucesso
Além de uma temporada no Rio de Janeiro, o espetáculo se apresentou no Festival Mindelact, que acontece há 22 anos, em Cabo Verde, no FESTIVAL FESTIJ, em Angola, e no Teatro da Cia do Chapitô, em Portugal.
O projeto é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e pretende descentralizar e democratizar o acesso à cultura ao levar nomes relevantes do cenário cultural brasileiro a todas as regiões da cidade.
O programa promove atividades musicais, teatrais, circenses, espetáculos de dança em casas de cultura, teatros e centros culturais, possibilitando o convívio do cidadão paulistano com o espaço público e atividades artísticas de qualidade.