Levantamento realizado pela agência de propaganda Head analisou 1.822 campanhas publicitárias veiculadas na televisão brasileira
A presença de mulheres e homens negros em comerciais de TV aumentou em 2018 no Brasil, de acordo com a pesquisa realizada pela agência Heads. Foram analisados 1.822 campanhas veiculadas na televisão brasileira.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Na primeira pesquisa realizada pela agência, em julho de 2015, o percentual de homens negros como protagonistas das campanhas era de 1%. Em Julho do ano passado, o número subiu para 11%. Entre as mulheres negras, a participação passou de 4% para 16% no mesmo período.
O levantamento também mostra que em 65% dos comerciais as mulheres têm cabelos naturais: ondulados, cacheados ou crespos.
Apesar do avanço, o mercado publicitário ainda deve percorrer um longo caminho para alcançar a equidade. Os homens e mulheres brancos são maioria nas campanhas, com 75%. As outras etnias representam 25%.
“Vemos mais diversidade, mais situações empoderadoras, mas o que a gente vem percebendo é que essas mudanças não vêm acontecendo na velocidade que se espera. E na velocidade que essas discussões estão acontecendo na sociedade”, conclui Bel Aquino, responsável pela pesquisa.