Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Pretaria, clube de assinaturas de literatura antirracista, lança box infanto-juvenil

Projeto é inteiramente desenvolvido por ativistas, intelectuais e pesquisadoras negras

14 de abril de 2020

Totalmente desenvolvido por ativistas, intelectuais e pesquisadoras negras, a Pretaria, primeiro clube de assinaturas especializado em literatura antirracista, lançará em maio o “Blackids”, box infanto-juvenil com foco na valorização da identidade, representatividade e autonomia das crianças e adolescentes.

A obra escolhida é uma surpresa que virá de encontro com as motivações do projeto de estimular o leitor para uma formação social livre de preconceitos e fortalecer as publicações de editoras e autores negros brasileiros.

Há quase cinco anos no mercado editorial, o clube de assinaturas lançado em 25 de julho de 2015, Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, desenvolve projetos colaborativos que contribuem para a eliminação do racismo e para a promoção de uma sociedade mais justa através da literatura.

O grupo editorial do clube é formado pela fundadora e diretora-executiva Mirtes Sants, a co-fundadora e diretora de tecnologia da informação Neide Sellin, e a atriz, poeta e escritora  Suely Bispo, mestre em Estudos Literários.

Mirtes Sants destaca, em entrevista concedida ao Alma Preta, que o clube de assinaturas não é restrito às pessoas negras. Para ela, todos devem buscar uma educação inclusiva com formação antirracista como ferramenta de transformação social.

“Não combatemos o racismo sem preparar os que desejam não ser mais racistas, ou seja, o Clube é para negros que queiram se aprofundar na literatura antirracista e para brancos que reconhecem a imprescindibilidade de uma formação antirracista especializada”, afirma.

Assim como outros clubes de assinatura que têm ganhado espaço no mercado editorial, o Pretaria funciona com planos mensais, semestrais ou anuais. Todo mês o grupo editorial se junta à uma editora parceira e convida intelectuais de diversas áreas do conhecimento para apresentar aos leitores obras fundamentais indicadas pela curadoria do clube. O assinante recebe mensalmente, em sua casa, indicações literárias especializadas em uma formação antirracista, com um livro e um brinde especial.

Com a pandemia do Covid-19, o novo coronavírus, o Pretaria teve uma queda expressiva de 70% no número de novos assinantes. As entregas para os assinantes estão mantidas já que os Correios continuam funcionando, mas o clube se prepara para mudanças que podem ocorrer com o agravamento da crise.

“A queda no número de assinantes impacta fortemente na continuidade das nossas atividades. Pedimos aos nossos assinantes e colaboradores do projeto para divulgar nossa plataforma e planos de assinaturas e disponibilizamos promoções para novos assinantes. Queremos aproximar mais o nosso negócio das redes sociais, lugar que ainda ocupamos pouco”, conta Mirtes Sants.

O grupo editorial do clube de assinaturas também está em busca de novas parcerias com editoras e autores interessados em fortalecer as publicações de autoria negra e antirracista, que, segundo Sants, muitas vezes não têm o devido espaço nas grandes livrarias. Entre os atuais parceiros do clube estão as editoras Autêntica, Cora, Crivo, Letramento, Malê, Mostarda, Morro Branco, Nandyala e Perspectiva.

Para saber mais sobre o Pretaria, acesse a página no Facebook, no Instagram ou entre em contato via e-mail [email protected].

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano