O professor Erisvaldo Pereira lançou o livro “O Encontro do Menino Jesus com a Tradição dos Orixás”. A obra paradidática pretende servir como um recurso para educadores que desejam fomentar o diálogo inter-religioso nas salas de aula.
Diante do cenário em que a diversidade religiosa é muitas vezes desconsiderada quando se trata de educação infantil, o livro surge como uma ferramenta essencial para abordar a convivência entre diferentes crenças.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
A narrativa do conto desafia as fronteiras religiosas ao apresentar uma harmonia simbólica entre o menino Jesus e a tradição dos Orixás. O livro também representa uma oportunidade de aprendizado, reflexão e ação para os professores comprometidos com a valorização das religiões de matrizes africanas e a luta contra o racismo.
Outra missão da obra é contribuir para que crianças e jovens de diferentes idades que seguem religiões de matrizes africanas se sintam acolhidos e consigam se autoafirmar como membros de uma comunidade religiosa.
Conhecido por integrar o Departamento de Educação (Deedu) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Erisvaldo aborda questões acerca do racismo religioso, estrutural e também institucional desde 2008, por meio de projetos de extensão e do Núcleo de Estudo Afro-Brasileiro e Indígenas (Neabi).
Segundo o educador, a torcida é para que a obra possa contribuir para o apaziguamento das tensões sociais. “A mensagem é construir uma nova humanidade, uma nova forma de viver”, destacou em publicação da universidade.
“Na minha visão, [a obra] tem o potencial de quebrar barreiras e preconceitos, cultivando um respeito mútuo entre as diversas crenças e práticas religiosas. Como educadora, vejo isso como um convite para promover um ambiente de aprendizado mais inclusivo e empático”, assinala Mãe pequena de Umbanda Maritana Drescher Cruz, na sinopse do livro.
Acesse aqui para adquirir o livro “O Encontro do Menino Jesus com a Tradição dos Orixás”