PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

‘Quero ser espelho, não pedestal’, declara Ana Paula Xongani

Comunicadora autêntica e agora talento da Globo, Ana Paula Xongani transforma narrativas com propósito, representatividade e conexão real com sua comunidade
Ana Paula Xongani

Ana Paula Xongani

— Divulgação

4 de maio de 2025

Empreendedora, comunicadora e agora talento da Globo, Ana Paula Xongani é uma das vozes mais autênticas da internet brasileira. Sua trajetória começou com o Ateliê Xongani, fundado com a mãe, que foi o ponto de partida para seu trabalho como comunicadora. “Foi minha primeira escola narrativa”, declara, destacando o impacto pessoal e transformador da experiência.

Com o tempo, ampliou os temas em suas redes, abordando autoestima, educação e finanças sempre guiada pela escuta ativa. “Quero que, ao me verem, minhas seguidoras se reconheçam de forma bonita e potente”, afirma.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Ana Paula também fala sobre a responsabilidade de ocupar espaços historicamente fechados a mulheres negras. “Ocupo esses lugares com orgulho e consciência — de quem veio antes, comigo e me construiu para estar aqui.”

Ana Paula Xongani.
Ana Paula Xongani. Foto: Divulgação

Para ela, ser referência é um papel que exerce com humildade: “A gente só reconhece o que conhece. Quero que as pessoas vejam potência nelas mesmas ao me verem”.

No marketing de influência, defende o equilíbrio entre publicidade e propósito. “Só me relaciono com marcas que compartilham meus valores e estão abertas à transformação”, diz Xongani.

Celebrando sua nova fase como talento da Globo, ela reforça a importância da representatividade: “Estar em uma emissora que alcança mais de 95% dos lares brasileiros é muito significativo”. Com verdade e propósito, Ana Paula Xongani segue transformando narrativas e inspirando novas possibilidades.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Felipe Ruffino

    Felipe Ruffino é jornalista, pós-graduado em Assessoria de Imprensa e Gestão da Comunicação, possui a agência Ruffino Assessoria e ativista racial, onde aborda pautas relacionada à comunidade negra em suas redes sociais @ruffinoficial.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano