PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Rashid lança podcast ‘Umbral’, expansão reflexiva do álbum ‘Portal’

A nova série em áudio trará nove episódios, cada um inspirado em um dos “portais” atravessados pelo artista no disco, para aprofundar temas como luto, amadurecimento, memórias e reconstrução pessoal
O rapper Rashid.

O rapper Rashid.

— Kleber Oliveira

25 de maio de 2025

O rapper Rashid anunciou um novo projeto relacionado ao seu mais recente álbum, “Portal”. O novo desdobramento do trabalho, intitulado “Umbral”, chega em formato de podcast mergulhando nas temáticas profundas que permeiam o disco, ao longo de nove episódios, sendo lançados toda sexta-feira. Já está no ar o primeiro deles, com o título “O Passo Mais Difícil”.

O projeto nasceu na manhã de 21 de março, aniversário de 37 anos de Rashid, e é marcado por reflexões sobre luto, paternidade, amadurecimento e a constante reconstrução da própria identidade. “Eu não vou falar sobre as canções em si, isso eu já fiz. Agora, quero trazer para a mesa justamente aquilo tudo que não dá para ser dito num som”, explica o artista.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Com episódios semanais, cada capítulo funcionará como um dos “portais” do disco, expandindo seu universo lírico e emocional com histórias pessoais, análises existenciais e um tom de conversa franca com o ouvinte. O nome do podcast carrega múltiplos significados: umbral como sinônimo de portal, mas também como o limbo espiritual onde mentes presas ao passado vagam, na tentativa de encontrar luz e redenção.

Logo no primeiro episódio, Rashid revisita um dos passos mais difíceis de sua vida: a decisão de deixar a casa da mãe na Serra de Ijaci (MG) para tentar a sorte em São Paulo. Ao expor memórias marcadas por privações, conflitos familiares e sentimentos de culpa, ele constrói uma narrativa que vai além da superação e abraça a complexidade do amadurecimento. “Talvez a nossa própria mente seja o umbral. E encarar isso de frente pode ser o primeiro passo para sair dele”, finaliza ele.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • A Alma Preta é uma agência de notícias e comunicação especializada na temática étnico-racial no Brasil.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano