O documentário “Razões africanas” segue em cartaz até quarta-feira (21) em quatro cinemas de São Paulo. O longa, dirigido por Jefferson Mello, explora a influência da diáspora africana na formação de três ritmos musicais importantes: o blues, rumba e o jongo.
Filmado em seis países, incluindo Angola, Brasil, Estados Unidos e Congo, o documentário acompanha três personagens que simbolizam cada ritmo, a brasileira Lazir Sinval, a cubana Eva Despaigne e a estadunidense Terry “Harmonica” Bean.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
A partir de depoimentos e cenas do cotidiano, os personagens revelam suas origens africanas comuns aos estilos musicais que se espalharam ao redor do mundo e destaca a valorização das suas respectivas tradições e culturas.
Entre 2023 e 2024, “Razões Africanas” foi selecionado para mais de dez festivais de cinema internacionais, como a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, o Festival de Cinema de Havana e o Festival Pan-Africano de Cinema e Artes em Los Angeles.
Além disso, foi vencedor do prêmio de “Melhor Documentário Especial” pelo Júri no Festival “Cinema on the Bayou”, em Louisiana (EUA), e também de “Melhor Documentário” no Festival Internacional de Cinema Africano da Argentina. Em novembro de 2024, teve sessões especiais realizadas em Angola.
O filme é produzido pela Tremè Produções, em coprodução com a Carmela Conteúdos.
O longa é exibido no Cinesystem Frei Caneca e no Espaço Petrobras de Cinema, ambos às 16h, no Cine Marquise, às 11h30, e no Spcine Paulo Emílio, às 15h.