PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

SP Cine exibe mostra de filmes do cineasta congolês Dieudo Hamadi

Exibição das produções cinematográficas ocorrerá até o dia 27 de fevereiro na cidade de São Paulo; filmes também serão disponibilizados on-line
Imagem do cineasta Dieudo Hamadi

Imagem do cineasta Dieudo Hamadi

— Reprodução Festival de Cine Africano (FCAT)

22 de fevereiro de 2025

O Circuito SP Cine apresenta o projeto “Kilimanjaro Cinema: Dieudo Hamadi – o gigante cinema do Congo”,  com filmes do cineasta congolês Dieudo Hamadi. A exibição dedicada à integração cultural acontecerá em São Paulo até o dia 27 de fevereiro e, online, na SPCINE Play, de 27 de fevereiro a 6 de março.

A mostra cinematográfica integra a cultura nacional com a africana para ampliar o acesso à filmografia produzida em África e está relacionada ao Edital de apoio às Amostras, eventos e festivais, N° 08/2023/LPG SPCINE. Em parceria com apoio da Embaixada da França, Instituto Francés e Cinemateca da Embaixada da França. 

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Dieudonné Hamadi nasceu em 22 de fevereiro de 1984, na cidade de Kisangani, República Democrática  do Congo. Formou-se em cinema em 2007 no Studios Kabako e depois em produções no Instituto Nacional Superior de Artes (INSAS) na Bélgica.

Seu trabalho consiste em produções que mostram com delicadeza as condições políticas e sociais do país de origem, propondo mudanças na sociedade de uma nova perspectiva. Entre as exibições está o filme “Exame de Estado”,  retratado com um olhar incisivo sobre a história de jovens congoleses e as dificuldades enfrentadas na educação como uma oportunidade de ascensão social. 

Já o longa-metragem “Atalaku”, dirigido por Dieudo, garantiu o prêmio de Joris Ivens de Melhor Estreia filme no Festival Cinéma du Réel 2013 e o prêmio de melhor filme estrangeiro no San Diego Black Film Festival (EUA).

Em 2017, seu último filme “Maman Colonelle”, participou da programação de quase 80 festivais internacionais e ganhou cerca de 15 prêmios, entre eles o Grand Prix do Cinéma du Réel 2017. A obra aborda o combate a violência sexual de mulheres e crianças no Congo e os desafios para superar os conflitos armados.

As sessões serão exibidos no Singular espaço cultural, sala Circuito Spcine CC Olido, localizado na Avenida São João, 473, na cidade de São Paulo. 

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano