O Circuito SP Cine apresenta o projeto “Kilimanjaro Cinema: Dieudo Hamadi – o gigante cinema do Congo”, com filmes do cineasta congolês Dieudo Hamadi. A exibição dedicada à integração cultural acontecerá em São Paulo até o dia 27 de fevereiro e, online, na SPCINE Play, de 27 de fevereiro a 6 de março.
A mostra cinematográfica integra a cultura nacional com a africana para ampliar o acesso à filmografia produzida em África e está relacionada ao Edital de apoio às Amostras, eventos e festivais, N° 08/2023/LPG SPCINE. Em parceria com apoio da Embaixada da França, Instituto Francés e Cinemateca da Embaixada da França.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Dieudonné Hamadi nasceu em 22 de fevereiro de 1984, na cidade de Kisangani, República Democrática do Congo. Formou-se em cinema em 2007 no Studios Kabako e depois em produções no Instituto Nacional Superior de Artes (INSAS) na Bélgica.
Seu trabalho consiste em produções que mostram com delicadeza as condições políticas e sociais do país de origem, propondo mudanças na sociedade de uma nova perspectiva. Entre as exibições está o filme “Exame de Estado”, retratado com um olhar incisivo sobre a história de jovens congoleses e as dificuldades enfrentadas na educação como uma oportunidade de ascensão social.
Já o longa-metragem “Atalaku”, dirigido por Dieudo, garantiu o prêmio de Joris Ivens de Melhor Estreia filme no Festival Cinéma du Réel 2013 e o prêmio de melhor filme estrangeiro no San Diego Black Film Festival (EUA).
Em 2017, seu último filme “Maman Colonelle”, participou da programação de quase 80 festivais internacionais e ganhou cerca de 15 prêmios, entre eles o Grand Prix do Cinéma du Réel 2017. A obra aborda o combate a violência sexual de mulheres e crianças no Congo e os desafios para superar os conflitos armados.
As sessões serão exibidos no Singular espaço cultural, sala Circuito Spcine CC Olido, localizado na Avenida São João, 473, na cidade de São Paulo.