Pesquisar
Close this search box.

SP: Feira Literária da Zona Sul chega a 10ª edição com programação gratuita

Mais de 10 mil pessoas são esperadas para circulação na feira e nas atividades da programação, que se espalham em escolas, bibliotecas, casas de cultura e espaços culturais independentes
Imagem mostra uma palestra com homens.

Foto: Poesia filmes

14 de setembro de 2024

Entre os dias 15 e 21 de setembro, a cidade de São Paulo receberá a 10ª edição da Feira Literária da Zona Sul (FELIZS). As atividades serão realizadas em espaços educacionais e culturais nas regiões de Campo Limpo, Jardim São Luís e Capão Redondo. A entrada é gratuita. 

“A Poética dos Caminhos – Donde Miras?” é o tema deste ano, que destaca uma década da feira e 20 anos do Sarau do Binho.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

“O tema remete à trajetória do Sarau do Binho, nascedouro da FELIZS,  e especialmente à expedição ‘Donde Miras’, que percorria a pé longas extensões entre cidades, acampando em escolas e realizando saraus nas paradas. A comemoração pretende celebrar a existência do Sarau e da FELIZS, sem deixar de pontuar os problemas que permanecem nos territórios onde o evento acontece, como o genocídio da juventude negra, o feminicídio, a transfobia, temas que percorrem as produções artísticas e a literatura produzida por nossas e nossos autores”, explica Suzi Soares, produtora da FELIZS.

Entre os destaques da programação está a feira literária que reunirá mais de 50 editoras independentes de todo o Brasil no dia 21 de setembro, na Praça do Campo Limpo.

Todas as ações serão realizadas em parceria com escolas, bibliotecas, casas de cultura e espaços culturais independentes. Serão quatro segmentos de atividades: feira literária com exposição e venda de livros, oficinas, conversas literárias e intervenções artísticas.

“Queremos promover a reflexão, a valorização, fomentar e divulgar a produção literária dos territórios periféricos da cidade”, afirma Diane Padial, idealizadora da FELIZS.

A 10ª edição da FELIZS também irá homenagear o “Grupo Clariô de Teatro”, coletivo de arte resistente que busca, através da cena e da troca com outros coletivos, discutir a arte produzida pela periferia, na periferia e para a periferia.

Desde 2002 o grupo tem como objetivo produzir e pensar o teatro e música nas bordas da metrópole. Agora, eles correm o risco de perder sua sede, caso não consigam comprá-la do atual proprietário. Atualmente o grupo está com uma campanha coletiva aberta para compra do espaço. 

A Feira Literária da Zona Sul 

A FELIZS nasceu do desejo de unir os diversos artistas e escritores da periferia da Zona Sul de São Paulo, com ênfase na literatura. A feira realiza ações que promovem a formação do público e incentivam o livro e a leitura, ampliando os meios de difusão e acesso cultural por meio de suas atividades literárias.

Com o objetivo de valorizar a produção existente no território, que muitas vezes não tem a oportunidade de alcançar um grande público, a FELIZS articula autores e artistas periféricos com outros espaços, possibilitando apresentações e a publicação de suas obras. Até o momento, 22 títulos foram lançados pelo Selo Sarau do Binho através da feira.

“Buscamos promover o estímulo à leitura, especialmente dentro das escolas públicas, trazendo para programação autores renomados nacionalmente para dialogarem com os autores periféricos. O nosso propósito é formar uma grande rede cultural, valorizando iniciativas e coletivos locais, favorecendo a economia criativa ao abrir espaço para a exposição e comercialização de artesanato, culinária e obras literárias para um público numeroso”, conta Robson Padial (Binho).

Confira a programação completa aqui.

  • Redação

    A Alma Preta é uma agência de notícias e comunicação especializada na temática étnico-racial no Brasil.

Leia Mais

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano