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Universidade Zumbi dos Palmares e Agência Grey criam ‘bolsa antirracista’

A peça, desenvolvida pela estilista goiana Naya Violeta, contém um QR Code que direciona para uma plataforma de denúncias raciais
Imagem da bolsa antirracista, peça criada pela Universidade Zumbi dos Palmares em parceria com a estilista Naya Violeta, visando a conscientização racial em ambientes de consumo.

Foto: Reprodução

22 de março de 2024

A Universidade Zumbi dos Palmares, em parceria com a agência de publicidade Grey, lançou uma iniciativa para combater o racismo nos ambientes de consumo. Trata-se da “Bolsa Antirracista”, uma peça desenvolvida pela estilista Naya Violeta, que ao ser aberta revela uma etiqueta com a Lei 14.532/2023, que pune constrangimento e humilhação a grupos minoritários em estabelecimentos, juntamente com um QR Code que direciona para uma plataforma de denúncias.

A ação, criada para o programa Racismo Zero da Universidade Zumbi dos Palmares, tem como base a legislação que prevê pena de dois a cinco anos de prisão e multa para quem cometer crimes de racismo ou injúria racial. O QR Code presente na bolsa redireciona os usuários para uma plataforma onde podem relatar casos de discriminação vivenciados ou testemunhados em ambientes comerciais.

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O objetivo da iniciativa é reduzir os casos de racismo em locais de consumo, destacando a importância do respeito à diversidade e promovendo um ambiente mais inclusivo para todos. O lançamento da “Bolsa Antirracista” ocorreu na quinta-feira (21),  Dia Internacional Contra a Discriminação Racial.

Inicialmente, foram produzidas 15 unidades da bolsa, que serão distribuídas para influenciadores que ajudarão a amplificar a mensagem. Além disso, um dos exemplares apresenta a estilista e designer do modelo, Naya Violeta, compartilhando sobre o processo de criação da bolsa e a relevância do projeto para a sociedade.
Confira parte do processo criativo da bolsa, divulgado no canal da Universidade Zumbi dos Palmares:

Naya Violeta, de 32 anos, é a primeira mulher goiana a desfilar na São Paulo Fashion Week (SPFW), maior evento de moda da América Latina. A estilista é conhecida por suas criações vibrantes, com referências ao afrofuturismo e com um toque afetivo pessoal.


Naya promove a inclusão e a diversidade por meio da moda em iniciativas como o  Projeto Sankofa, resultado de parceria entre o movimento Pretos na Moda e a startup de inovação social Vamo – Vetor Afro Indígena na Moda que possui o intuito de ampliar a inclusão racial na SPFW.

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  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

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