PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Websérie sobre ensaios de carnaval do bloco afro Ilú Obá de Min é indicada a prêmio

30 de outubro de 2020

Além da categoria de Diversidade, eleita por um júri especializado, “Atunko” concorre na categoria Voto do Popular, aberta ao público no site do festival Rio WebFest

Texto: Redação | Edição: Nataly Simões | Imagem: Vanderlei Yui

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

A indicação à 6ª edição Rio WebFest, maior festival de webséries do mundo, chegou para a produção de “Atunko”, composta por cinco mulheres negras integrantes do bloco Ilú Obá De Min, como uma surpresa boa. A série concorre nas categorias de Diversidade, eleita por um júri especializado, e na de Voto do Popular.

Para Daiane Pettine, diretora da websérie, essa indicação já é um prêmio porque aponta caminhos possíveis a serem seguidos para o projeto. “Seguimos na certeza de que esses produtos são fundamentais, pois nossa luta é pra que não sejamos reconhecidas apenas na prateleira da diversidade”, afirma.

Da necessidade de compartilhar e eternizar as transformações internas das mais de 400 mulheres que compõem o bloco afro Ilú Obá De Min, surgiu a websérie gravada, dirigida e editada de forma totalmente independente.

Valorizando a autonomia de mulheres negras narrarem a própria história, os 17 episódios, disponíveis no YouTube, revelam transformações das integrantes a partir dos ensaios para o cortejo de carnaval, falando sobre ancestralidade, tambores, afetos, belezas, migrações, rua e resistência.

biacarmoiluobacapa

Equipe de produção da websérie: Josi Lima – Redação, Ju Rosa – Produção, Daiane Pettine – Direção e Edição, Carolina Michaella – Entrevistas, Maíra Berutti – Comunicação. (Foto: Bia Carmo)

“Atunkọ Ilú Obá De Min Websérie nasce neste lugar, de observar e mostrar o que acontece nos ensaios do Ilú Ọbá De Min, com um olhar de dentro para dentro. É resultado de um processo construído de forma totalmente independente e sem nenhum patrocínio, nesse projeto piloto. Sendo um produto artístico realizado com o motor que nos move que é o amor por esse bloco, e por essas mulheres”, destaca a diretora.

O bloco de carnaval é um dos projetos da Instituição de Arte, Educação e Cultura Negra Ilú Obá De Min, que trabalha com a cultura afro-brasileira, a referência aos orixás e o empoderamento feminino através do tambor. Há 15 anos o bloco abre o carnaval de São Paulo. Todos os anos, o tema homenageia uma personalidade negra, principalmente mulheres. Em 2020, a homenageada foi Lia de Itamaracá, com o tema “Lia de Itamaracá, cirandar entre a areia e o mar”.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano