PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Apenas 35,6% dos candidatos de eleições municipais são negros, aponta estudo

Segundo dados da CNM, em 24 estados, a presença de negros na população é superior aos candidatos a prefeito
Imagem mostra a mão de uma pessoa votando em uma urna eletrônica.

Imagem mostra a mão de uma pessoa votando em uma urna eletrônica.

— Reprodução

25 de setembro de 2024

Apenas 35,6% (5.275) dos candidatos às Eleições Municipais de 2024 se declaram negros (pretos e pardos). A informação faz parte da série de pesquisas temáticas da Confederação Nacional de Municípios (CNM) sobre as Eleições Municipais de 2024. 

Segundo o levantamento, esses candidatos estão presentes em 58% das disputas eleitorais das administrações municipais. Já os que se declararam como brancos representam 63,6% (9.425) dos candidatos e estão presentes em 84% das disputas. Somente 1,3% dos municípios têm algum candidato amarelo ou indígena.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

O estudo apresenta a declaração de raça dos candidatos, suas características e a comparação com os estratos populacionais de raça. Enquanto a maioria dos candidatos se declararam brancos, o Censo Demográfico de 2022 revelou que a população autodeclarada como branca é de 43%. Os candidatos negros representam 36% dos inscritos, enquanto na população total a representação é de 56%.

A CNM também analisou, por raça, o percentual de candidatos em relação à proporção do eleitorado e da população. Em 24 estados os candidatos negros são sub-representados, ou seja, a presença de negros na população é superior à sua participação entre os candidatos a prefeito. 

A análise apontou que a baixa representatividade dos negros pode ser observada principalmente nos municípios de Santa Catarina, onde, enquanto 23% da população se declara negra, apenas 4% dos candidatos a prefeito são negros. No Ceará, 71% da população é negra, enquanto 45% dos candidatos são negros.

O estudo ainda fez um comparativo para avaliar a evolução da classificação dos candidatos a prefeito nas últimas três eleições municipais (2016, 2020 e 2024, período em que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) passou a registrar informações sobre raça). 

A proporção de candidatos a prefeito variou entre as raças: entre os brancos, caiu de 66,4% em 2016 para 63,5% em 2024, enquanto entre os negros, subiu de 32,8% para 35,9%. Embora tenha havido um aumento na representatividade dos candidatos negros desde 2016, a mudança entre 2020 e 2024 foi menos significativa.

Além disso, a CNM identificou que os candidatos negros são mais jovens, enquanto os declarados brancos são mais escolarizados e possuem proporcionalmente mais candidatos à reeleição. 

A confederação destacou que o estudo considerou somente os candidatos com deferimento de candidatura ou que estão aguardando julgamento. Segundo os dados do TSE, 14.824 candidaturas se encontram nessa situação, de um total de 15.562 (95%).

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Mariane Barbosa

    Curiosa por vocação, é movida pela paixão por música, fotografia e diferentes culturas. Já trabalhou com esporte, tecnologia e América Latina, tema em que descobriu o poder da comunicação como ferramenta de defesa dos direitos humanos, princípio que leva em seu jornalismo antirracista e LGBTQIA+.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano