Se a eleição para presidente do Brasil fosse hoje, o ex-presidente Lula seria eleito no primeiro turno contra o atual presidente Jair Bolsonaro. Entre os eleitores autodeclarados pretos, a vantagem do petista na intenção de votos é de 42 pontos.
A pesquisa do Instituto Datafolha apurou que 62% dos eleitores pretos “não votariam de jeito nenhum em Bolsonaro”. O levantamento foi feito nos dia 11 e 12 de maio, com 15% da amostragem formada por eleitores autodeclarados pretos.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
No resultado geral, que considera todas as religiões, rendas, gêneros e autodeclaração de raça, Lula teria os votos de 41% dos brasileiros com 16 anos ou mais no primeiro turno. O atual presidente, Jair Bolsonaro, teria 23%. Uma diferença de 18 pontos, menor do que a diferença com o recorte racial dos eleitores pretos. A pesquisa ouviu 15% de pretos, 35% de brancos e 40% de pardos.
Nomes como Sérgio Moro, Ciro Gomes (PDT), Luciano Huck (sem partido), João Doria (PSDB), Luiz Henrique Mandetta (DEM), e João Amoedo (Novo) aparecem na pesquisa com candidatos na corrida presidencial.
Na pesquisa espontânea, quando não tem uma lista de nomes, Lula recebeu 21% das indicações e Bolsonaro 17% como opção para as eleições de outubro do ano que vem. No caso de um segundo turno, Lula aparece como favorito. Ele venceria Bolsonaro (55% contra 32%), Moro (57% contra 33%) e Doria (57% contra 21%).
Foram ouvidos 2.017 eleitores com mais de 16 anos, em 146 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.