A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) protocolou, na tarde desta terça-feira (25), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que pretende alterar a escala 6×1, no qual o trabalhador cumpre seis dias consecutivos de expediente para um de descanso.
O pontapé no legislativo foi dado ao lado de Rick Azevedo (PSOL-RJ), vereador carioca que criou a iniciativa com o Movimento Vida Além do Trabalho (VAT), parlamentares defensores da redução, movimentos sociais e líderes do governo.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
A ação marca o início da tramitação na Câmara de Deputados, que, inicialmente, analisará a proposta nas comissões parlamentares antes de ser encaminhada à votação, caso seja aprovada.
A proposição precisava de, no mínimo, 171 assinaturas dos deputados para ser enviada ao Plenário. Ao todo, o texto conseguiu 234 signatários, mais que o previsto para poder tramitar.
Em coletiva de imprensa na Câmara, a parlamentar declarou que a PEC não havia sido protocolada antes para aguardar os recessos no Congresso, para que não atrasasse o debate. A deputada ressaltou a mobilização social em torno do tema.
“Resta saber se o Congresso Nacional, a Câmara dos Deputados terá interesse político e responsabilidade com a vida dos trabalhadores brasileiros e dar a atenção necessária para que o texto ganhe um relator e a comissão especial seja instalada”, declarou Erika Hilton.
O vereador Rick Azevedo agradeceu o apoio da classe trabalhadora nas articulações contra a escala 6×1 e anunciou uma nova manifestação nacional para 1º de maio, Dia do Trabalhador.