PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Erika Hilton protocola PEC contra escala 6×1 na Câmara dos Deputados

A proposta que defende o fim da escala 6x1 será analisada pelas comissões parlamentares antes de ser votada no Plenário
Na foto, a deputada federal Erika Hilton (à direita) ao lado do vereador carioca Rick Azevedo, em coletiva de imprensa realizada em 2024.

Na foto, a deputada federal Erika Hilton (à direita) ao lado do vereador carioca Rick Azevedo, em coletiva de imprensa realizada em 2024.

— Reprodução / PSOL

25 de fevereiro de 2025

A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) protocolou, na tarde desta terça-feira (25), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que pretende alterar a escala 6×1, no qual o trabalhador cumpre seis dias consecutivos de expediente para um de descanso.

O pontapé no legislativo foi dado ao lado de Rick Azevedo (PSOL-RJ), vereador carioca que criou a iniciativa com o Movimento Vida Além do Trabalho (VAT), parlamentares defensores da redução, movimentos sociais e líderes do governo.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

A ação marca o início da tramitação na Câmara de Deputados, que, inicialmente, analisará a proposta nas comissões parlamentares antes de ser encaminhada à votação, caso seja aprovada.

A proposição precisava de, no mínimo, 171 assinaturas dos deputados para ser enviada ao Plenário. Ao todo, o texto conseguiu 234 signatários, mais que o previsto para poder tramitar. 

Em coletiva de imprensa na Câmara, a parlamentar declarou que a PEC não havia sido protocolada antes para aguardar os recessos no Congresso, para que não atrasasse o debate. A deputada ressaltou a mobilização social em torno do tema. 

“Resta saber se o Congresso Nacional, a Câmara dos Deputados terá interesse político e responsabilidade com a vida dos trabalhadores brasileiros e dar a atenção necessária para que o texto ganhe um relator e a comissão especial seja instalada”, declarou Erika Hilton.

O vereador Rick Azevedo agradeceu o apoio da classe trabalhadora nas articulações contra a escala 6×1 e anunciou uma nova manifestação nacional para 1º de maio, Dia do Trabalhador.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Verônica Serpa

    Graduanda de Jornalismo pela UNESP e caiçara do litoral norte de SP. Acredito na comunicação como forma de emancipação para populações tradicionais e marginalizadas. Apaixonada por fotografia, gastronomia e hip-hop.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano