PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Fies terá mais de 112 mil vagas em 2025; mais de 67 mil no 1º semestre

Desde 2024, o programa reserva 50% das vagas a candidatos com renda familiar per capita de até meio salário mínimo
Imagem mostra estudantes de costas em uma sala de aula.

Foto: Sam Balye/Unsplash

2 de janeiro de 2025

O Ministério da Educação (MEC) anunciou que oferecerá 112.168 novas vagas para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) em 2025. A maioria das vagas, 67.301, serão disponibilizadas no primeiro semestre, e outras 44.867 no segundo semestre. 

O número de vagas foi regulamentado pela resolução nº 61/2024, do Comitê Gestor do Fundo de Financiamento Estudantil (CG-Fies), que também antecipa a oferta de vagas semelhantes para o Fies em 2026 e 2027.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

“Vamos garantir novas vagas para o Fies em 2025, permitindo que jovens de baixa renda financiem cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior no país”, afirmou o ministro da Educação, Camilo Santana. 

Instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, o Fies tem como objetivo conceder financiamento a estudantes de cursos de graduação em instituições de educação superior privadas aderentes ao programa e com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Desde 2018, o programa possibilita juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato. 

Em 2024 o MEC lançou o Fies Social, que reserva 50% das vagas a candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e com renda familiar per capita de até meio salário mínimo.

A nova modalidade passou a permitir financiamento de até 100% dos encargos educacionais, além de reservar cotas para negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.. 

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • A Alma Preta é uma agência de notícias e comunicação especializada na temática étnico-racial no Brasil.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano