PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MST tem mais de 450 candidatos nas eleições municipais

Em sua segunda participação direta nas eleições, o MST apresenta candidatos assentados, apoiadores e integrantes do movimento
Essa é a segunda vez que o MST participa diretamente das eleições.

Essa é a segunda vez que o MST participa diretamente das eleições.

— Matheus Alves / MST

4 de setembro de 2024

As eleições municipais de 2024 contam com cerca de 450 candidatos apoiadores, integrantes ou assentados do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na disputa dos cargos de vereadores, prefeitos e vice-prefeitos. Essa é a segunda vez que a organização participa diretamente do pleito eleitoral em 40 anos.

Entre eles, 230 são moradores dos assentamentos do MST. As chamadas “candidaturas Sem Terra” pretendem transpor sua atuação política pela reforma agrária para os meios institucionais legislativos.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

“A decisão de apresentar candidaturas Sem Terra vem depois de um amplo debate sobre como o Brasil, nos últimos anos, tem vivido um cenário político marcado pela ascensão da extrema-direita. Essa tendência tem gerado preocupações sobre o futuro da democracia e dos direitos humanos, especialmente diante do aumento de discursos e políticas que ameaçam as liberdades civis, a diversidade e o acesso aos direitos básicos”, aponta trecho da nota do MST.

Com uma maioria de candidaturas destinada ao posto de vereador, o movimento conta com 30 candidatos a prefeitos e 13 a vice-prefeito. Do total de postulantes, mas de 180 se autodeclararam como negros e quase 30 se identificam como LGBTQIAPN+. Mais de 100 candidaturas são femininas, entre apoiadoras e Sem Terra.

Além da reforma agrária popular para democratizar o acesso à terra, as candidaturas do MST defendem uma política ambiental de preservação dos recursos naturais e combate à violência de territórios e comunidades tradicionais, fomento da agroecologia e da produção agrícola familiar. 

A primeira participação direta do MST na disputa dos espaços políticos foi nas eleições de 2022, na qual lançou 15 candidaturas para deputados em 12 estados. Ao todo, seis foram eleitas em Pernambuco, Ceará, Bahia, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Verônica Serpa

    Graduanda de Jornalismo pela UNESP e caiçara do litoral norte de SP. Acredito na comunicação como forma de emancipação para populações tradicionais e marginalizadas. Apaixonada por fotografia, gastronomia e hip-hop.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano