Entre os brancos, a vantagem de Jair Bolsonaro (PSL) sobre Fernando Haddad (PT) chega em 21%
Texto/Pedro Borges
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Imagem/Reprodução
Pesquisa Vox Populi feita entre os dias 16 e 17 de Outubro mostra que 43% do eleitorado brasileiro prefere Jair Bolsonaro (PSL) para a presidência da república, contra 37% que opta por Fernando Haddad (PT).
A diferença de 6% é a menor já registrada entre os dois candidatos no segundo turno. Pesquisa Datafolha publicada no dia 10 de Outubro apresentou diferença de 13% entre os candidatos, com a preferência de 49% do eleitorado para o militar do exército, contra 36% para o petista.
A pesquisa Vox Populi, assim como a Datafolha, apresentaram a diferença dos votos a partir dos marcadores raciais. Na modalidade de resposta espontânea, o estudo mais recente mostra que Bolsonaro tem 52% de intenção de voto entre os eleitores brancos, contra 31% de Fernando Haddad nesse segmento.
Entre os pretos, por outro lado, Haddad tem 47% de intenções de voto, contra 31% de Bolsonaro. Os pardos apresentaram um equilíbrio, com uma ligeira vantagem para o capitão reformado do exército, com 40%, contra 38% do ex-prefeito de São Paulo.
A pesquisa foi feita nas áreas urbanas e rurais, em todos estratos socioeconômicos, tem uma confiança de 95% e margem de erro de 2,2% para mais ou menos. Foram ouvidas 2 mil pessoas, em 120 municípios do país.