Olimpíadas 2024

Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Projeto de lei classifica publicidade com LGBTs como ‘danosa para crianças’

Proposta de autoria da deputada estadual Marta Costa (PSD) sugere proibição de propagandas; Erica Malunguinho (PSOL) aponta LGBTfobia do texto

Texto: Roberta Camargo | Edição: Nataly Simões | Imagem: Tânia Rego

Projeto de lei classifica publicidade com LGBTs como ‘danosa para crianças'

16 de abril de 2021

A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou a votação do projeto de lei 504/2020, que considera a publicidade com pessoas LGBTQIA+ como “danosa para crianças”. Segundo o texto, proposto pela deputada Marta Costa (PSF), a intenção é “limitar a veiculação da publicidade que incentive o consumidor do Estado a práticas danosas”, através da proibição de publicidade sobre “movimentos sobre diversidade sexual relacionados a crianças no Estado.”

A deputada Erica Malunguinho (PSOL) se manifestou nas redes sociais sobre a LGBTfobia do projeto e votou contra o texto, que será debatido em plenário na próxima terça-feira (20). “Eu desacreditei quando eu li isso”, inicia a parlamentar, que é uma das poucas parlamentares da casa a atuar na defesa dos direitos da comunidade LGBTQIA+.

“Precisamos de projetos sérios e não projetos sem fundamento, cujo único objetivo é retroceder na luta pela humanização e por direitos das pessoas LGBTQIAI+”, afirma a deputada, que reforçou os impactos do PL no retrocesso da luta no combate à práticas de ódio e de exclusão que afetam essa parcela da população. 

Malunguinho questiona o embasamento do texto para classificar a propaganda como uma prática danosa e relembra a violência vivida pela comunidade LGBTQIA + desde a infância. “Eu sou uma cidadã de deveres e direitos como qualquer outra pessoa”, contesta a deputada.

O PL justifica que, entre os principais objetivos da aprovação, está a intenção de “impedir desconfortos sociais e atribulações de inúmeras famílias (…) tanto a possibilidade, quanto a inadequada influência na formação de jovens e crianças”.

Procurada pela agência Alma Preta, a parlamentar autora da proposta Marta Costa não se manifestou sobre o projeto. Caso a deputada se posicione, esse texto será atualizado.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano