Olimpíadas 2024

Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

PSL só é menos rejeitado que o PT entre os brancos e os mais ricos

31 de outubro de 2019

Pesquisa do Ibope Inteligência mostra o partido de Jair Bolsonaro como o mais rejeitado entre os negros, os mais pobres, os nordestinos, as mulheres e até os homens

Pesquisa inédita do Ibope Inteligência 2019 revela que 53% dos eleitores brancos não votariam de jeito nenhum no PT e 51% reprovam o partido de Jair Bolsonaro. A rejeição do partido petista também é maior entre os eleitores com renda mensal superior a cinco salários mínimos (R$ 4.990) e está em 59%, enquanto 44% jamais votariam no PSL.

No caso dos eleitores negros, 50% rejeitam o PSL e 36% nao votariam de jeito nenhum no PT. O partido de Jair Bolsonaro é reprovado por 55% dos eleitores com renda de até um salário mínimo (R$ 998) e o PT por 30%.

Na média nacional, sem o recorte de raça e classe, metade dos brasileiros não votariam no PSL de jeito nenhum. A rejeição ao PT é de 43%. Os sete pontos percentuais a menos equivalem a 10 milhões de eleitores.

Dessa forma, em 10 meses de governo, o partido de Jair Bolsonaro é mais rejeitado do que o PT, que governou o país por 13 anos. O potencial de voto identificado pelo Ibope Inteligência sinaliza que, se as eleições municipais de 2020 fossem hoje, um candidato pelo PT teria mais vantagem do que um do PSL.

O cenário é bastante diferente do de há um ano atrás, quando Jair Bolsonaro foi eleito presidente com 46% dos votos válidos. Na época, Fernando Haddad recebeu 29% dos votos. Em 2018, o PSL também se destacou ao receber 11,6 milhões de votos para deputados federais, o que deu ao partido a conquista de 52 cadeiras, a segunda maior bancada da Câmara.

Ainda segundo a pesquisa, 52% das mulheres não escolheriam um candidato do PSL para representá-las e 40% não votariam no PT. Quanto aos homens, 49% não escolheriam o PSL nas urnas e 45% rejeitam o PT.

O Nordeste é a região com o maior percentual (62%) de eleitores que não votariam de jeito nenhum no partido de Jair Bolsonaro. O PT é rejeitado por 28% dos nordestinos.

O resultado da pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência corresponde à soma de todas as variáveis. A categoria “não sabe/não respondeu” é de 8% para o PSL e de 3% para o PT.

  • Redação

    A Alma Preta é uma agência de notícias e comunicação especializada na temática étnico-racial no Brasil.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano