Olimpíadas 2024

Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Sarau das Pretas celebra dois anos com apresentação na Casa das Rosas

5 de março de 2018

Coletivo comemora aniversário com apresentação gratuita e microfone aberto no próximo dia 17 de março

Texto / Divulgação
Imagem / Divulgação

Para celebrar o aniversário de dois anos, o Sarau das Pretas realiza um sarau especial no próximo dia 17 de março na Casa das Rosas em São Paulo (SP). O encontro terá microfone aberto, entrada gratuita, bolo e sorteio de brindes.

O evento comemorativo vai relembrar também a trajetória do sarau. O coletivo foi idealizado por Débora Garcia e é formado por Débora Garcia, Elizandra Souza, Jô Freitas Thata Alves e Taissol Ziggy. Desde a estreia, há dois anos no Sesc Pompéia, 47 apresentações foram feitas na capital e no interior de São Paulo.

“Passados dois anos desde nossa primeira apresentação no Sesc Pompéia, nos reunimos para planejar este ano e ficamos impressionadas e muito felizes por termos vivenciado tantas coisas juntas, porque no fazer, a gente não se dá conta da dimensão do trabalho, mas estamos empolgadas nos descobrindo individual e coletivamente. Temos muito a dizer e o retorno do público é sempre positivo”, enfatizou Elizandra Souza.

O destaque do encontro será a garantia de participação do público, que poderá utilizar o microfone aberto para declamar poesias. Débora Garcia explica “Dar e receber a palavra, é isso que nos movimenta. Por isso no nosso aniversário, a prioridade será a participação do público”, comentou Débora Garcia.

Dois anos de poesia e performance

O Sarau das Pretas destaca-se pela versatilidade de performances, além de abordar temas variados em suas apresentações. As poetas residentes já homenagearam as escritoras negras Conceição Evaristo, Noémia de Souza, Esmeralda Ribeiro e Carolina Maria de Jesus no projeto “Nossos Passos vêm de longe”, que tem o objetivo de exaltar mulheres negras precursoras na literatura; também se posicionaram a favor das religiões de matrizes africanas e contra a intolerância religiosa no espetáculo “Quem é do asè é de paz”; por fim, neste carnaval, realizaram o espetáculo “CarnaPretas – Diversão sem preconceito”, no qual desconstruíram preconceitos e estereótipos contidos nas tradicionais marchinhas de carnaval.

Conquistas

Além dos dois anos de existência, o Sarau das Pretas também comemora importantes conquistas, tais como a finalização da logomarca personalizada, a aquisição de instrumentos de percussão e o site. Para Débora Garcia essas pequenas conquistas fortalecem a organização e independência do coletivo.

Serviço
Aniversário de dois anos do Sarau das Pretas
Quando: 17 de março às 17h
Onde: Casa das Rosas – Avenida Paulista, 37 – Bela Vista/São Paulo
Entrada gratuita
Microfone aberto
www.saraudaspretas.com

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano