Formato vai às ruas para saber a opinião pública sobre questões políticas e raciais; primeiro episódio sobre cotas raciais no mercado de trabalho já está disponível
Texto: Victor Lacerda | Edição: Nataly Simões | Imagem: Yago Rodrigues
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Termômetro para os acontecimentos na atualidade, a opinião pública funciona como um parâmetro de resposta de como a população se comporta sobre os mais variados temas, sejam eles tabus ou não. Pensando em democratizar essa discussão, o Alma Preta abre microfone em um formato conhecido no jornalismo como “povo fala” e intitulado “Enquete social”, estreado na segunda-feira (12) no YouTube.
O quadro, que teve como primeiro questionamento “Você é a favor das cotas raciais no mercado de trabalho?”, ouviu cerca de dez pessoas, de diferentes raças e faixas etárias, no centro da capital paulista.
A pesquisa para a estreia teve como base o dado apresentado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de que, no estado de São Paulo, apenas 15,5% de profissionais contratados para assumirem cargos de gerência, entre os meses de janeiro e junho deste ano, eram negros.
O assunto do primeiro episódio também foi motivado pela abertura de um programa de trainee exclusivo para a população negra promovido por uma grande marca nacional e que gerou forte repercussão na mídia.
Idealizado pelo videomaker e motion designer Yago Rodrigues, que integra a equipe Alma Preta, o “Enquete social” terá conteúdos novos quinzenalmente na grade do canal no YouTube. Para o próximo vídeo, que sai no próximo dia 26 de outubro, o tema será: “Auxílio emergencial em tempos de pandemia”.
Confira o primeiro episódio e se inscreva no canal para não perder os próximos episódios: