A vida e a arte do Embaixador Sonoro do Sertão.

luiz gonzaga

colagem: i'sis almeida/alma preta POR:  Giovanne ramos

Filho de Januário José Santos, lavrador e sanfoneiro, e de Ana Batista de Jesus, agricultora e dona de casa, Luiz Gonzaga do Nascimento nasceu na cidade de Exu, em Pernambuco, em 13 de dezembro de 1912.

REPRODUÇÃO

Despertou cedo o interesse pela sanfona e arte da música. Desde criança, ajudava o pai tocando zabumba e cantando em festas religiosas, feiras e forrós pelo povoado de Araripe.

Fonte: Site Luiz Gonzaga

Em 1930, saiu de casa para servir o exército como voluntário. Neste período já era conhecido como sanfoneiro. Com o início da Revolução de 1930, seguiu em missão militar pelo Brasil como soldado Nascimento.

Fonte: Site Luiz Gonzaga

Em 1939, deu baixa e decidiu voltar para Exu. Ao desembarcar no Rio com passagem de navio para o Recife, resolve ficar por ali. Passou a tocar nos mangues, no cais, bares e cabarés da Lapa.

Fonte: Site Luiz Gonzaga

Fazendo sucesso nos botecos tocando valsas, tangos, choros, foxtrotes e outros ritmos da época, Gonzaga começa a se apresentar em programas de calouro e auditório das rádios.

Fonte: Site Luiz Gonzaga

De início, não teve tanto êxito. Pressionado por estudantes cearenses, modificou o seu reportório e acrescentou as músicas do “norte”. Assim, executou pela primeira vez a música “Vira e Mexe”.

VÍDEO de 1972 RETIRADO DO CANAL JOÁS CRUZ NO YOUTUBE

O xamego (chorinho) alcançou nota máxima no programa Calouros em Desfile, de Ary Barroso, na Rádio Tupi. A partir de então, começou a participar de vários programas radiofônicos, que estavam em seu auge.

FONTE: SITE LUIZ GONZAGA

No mesmo período, gravou discos, como sanfoneiro, para outros artistas. Em 1941, seu talento chamou a atenção da gravadora RCA Victor e assinou pela primeira vez como artista principal.

FONTE: INSTITUTO MOREIRA SALLES

Em 1943, passou a vestir trajes nordestinos, inspirado nos trajes gaúchos de Pedro Raimundo, colega da Rádio Nacional. Na época, recebeu o apelido de Lua, em referência ao rosto redondo e rosado.

FONTE: INSTITUTO MOREIRA SALLES

Caminhando para se tornar o Rei do Baião, emplacou diversos sucessos. entre eles,  "Baião" e "Meu Pé de Serra" (1946), "Asa Branca" (1947), "Juazeiro" e "Mangaratiba" (1948) e "Baião de Dois" (1950).

VÍDEO RETIRADO DO CANAL
Gonzaga Music Entertainment

Durante esse período, em 1945, assumiu a paternidade de Gonzaguinha, seu filho com a cantora e dançarina Odaléia. Futuramente, a criança herdaria os passos do pai adotivo e se lançaria na música.

VÍDEO RETIRADO DO CANAL
Gonzaga Music Entertainment

Nos anos 1980, ao completar 40 anos de carreira, gravou com novos artistas que foram inspirados pela sua obra, como Dominguinhos, Elba Ramalho, Milton Nascimento entre outros.

VÍDEO RETIRADO DO CANAL
Gonzaga Music Entertainment

Aos 76 anos, foi vítima de uma parada cardiorrespiratória, no dia 2 de agosto de 1989, em decorrência de doenças causadas por osteoporose. A sua morte causou comoção em todo o país.

REPRODUÇÃO

Gonzaga expandiu para o território brasileiro a preciosidade musical do norte, foi homenageado com a data do Dia Nacional do Forró, comemorado em seu aniversário. O seu legado cultural é imenso.

REPRODUÇÃO

TEXTOS
Giovanne Ramos
Lenne Ferreira

IMAGENS
Alma Preta
Site Luiz Gonzaga
Canal no Youtube:
Joás Cruz
Instituto Moreira Salles
Gonzaga Music Entertainment 

DESIGN
I'sis Almeida

CONHEÇA MAIS
HISTÓRIAS PRETAS

BLACKSTORIES