PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Casa de cultura afro-brasileira é atingida pelo fogo em Campinas

30 de junho de 2018

De acordo com a coordenadora geral, área plantada com árvores frutíferas reduziu de 40% para 3% por conta das chamas. O objetivo é replantar toda extensão da propriedade

Texto / Thalyta Martins
Imagem / Acervo Casa de Cultura Fazenda Roseira

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

A Casa de Cultura Fazenda Roseira, localizada no Residencial Parque da Fazenda, em Campinas, interior de SP, foi atingida por um incêndio no começo da tarde de terça-feira (26). As pessoas que estavam no local não sabem dizer como o fogo começou. De acordo com a coordenadora geral da Casa de Cultura, Bianca Lúcia Martins Lopes, um dos organizadores foi molhar as plantas e encontrou o fogo. Logo eles chamaram os Bombeiros, mas o fogo se alastrou muito rápido e atingiu as árvores.

“A gente jogou água com baldes nas raízes das árvores até os bombeiros chegarem. Eles combateram o fogo do fundo para o começo, mas ainda assim ficaram alguns focos de incêndio. Por pouco não atingiu o nosso centro de referência na parte de baixo. Foi assustador, desesperador. Estávamos em quatro. A fumaça estava imensa e a gente não conseguia enxergar o limite. ”

O fogo atingiu boa parte da plantação da unidade, que foi iniciada há sete anos e concentrava árvores frutíferas e legumes.

“A parte mais atingida foi a nossa agricultura quilombola, onde estávamos com um processo de sete anos de cultivo, de cuidado, de execução de projetos e demandas para aquela área. Cientificamente falando, a gente estava fazendo um processo de agrofloresta. Tínhamos uma diversidade vegetal grandiosa.”

corpojongo2

Fogo atingiu área de árvores frutíferas (Foto: Facebook Casa de Cultura Fazenda Roseira)

O plano era replantar uma área que já estava com 40% da meta alcançada. De acordo com Bianca, hoje isso regrediu para 2%.

“O que sobraram foram as bananeiras, os mamoeiros e um baobá que estava em chamas, mas quando o fogo apagou que a gente foi ver como ficou, ele estava com o caule verdinho. Depois disso, a gente entende que nada acontece por acaso.”

Ações posteriores

Em três dias de incêndio, ninguém se machucou. Segundo Bianca, o acontecido mostra as vulnerabilidades do espaço. Por isso a Casa de Cultura pede doações de cercas para fortalecer a segurança do local.

Ainda segundo ela, as próximas ações vão ser mutirões de plantios, trabalho diário de cuidado com o espaço e com a terra.

“Agora é recomeçar esse trabalho de sete anos. Força de vontade não nos falta. Temos parceiros, a vizinhança está com a gente também. Então, se antes a gente tinha o objetivo de atingir 100%, agora a gente quer atingir 1000%.”, disse.

A Casa de Cultura

A Casa de Cultura Fazenda Roseira está instalada em Campinas foi ocupada pela Comunidade Jongo Dito Ribeiro em 2007 e é um espaço de preservação do patrimônio, da memória e da cultura afro-brasileira. Abriga movimentos sociais e religiosos de matriz africana. Além disso, promove diversas atividades culturais e educativas no município, entre elas o Encontro Juventude de Terreiro da região Metropolitana de Campinas e o Arraial Jongo Dito Ribeiro.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano