Texto: Divulgação / Edição de Imagem: Pedro Borges
A atividade, que provoca um contato entre especialistas, artistas e o público, dá sequência à série de debates que analisa a imagem afro-brasileira nas artes
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
O Itaú Cultural recebe inscrições para a chamada aberta de artistas, coletivos e realizadores de produções na área da dança. O convite, direcionado a profissionais negros que abordam as questões raciais, incentiva a apresentação de trabalhos no primeiro ciclo da série Diálogos Ausentes, em 2017. As inscrições devem ser feitas pelo site do instituto, e o resultado será divulgado no dia 25 de janeiro. Os artistas selecionados participarão do segundo e terceiro encontros do ano sobre o tema, que acontecem nos dias 14 de fevereiro e 14 de março.
No dia 26 de janeiro, às 20h, é realizado primeiro encontro que aborda esta temática no instituto. A antropóloga, pesquisadora, bailarina e mobilizadora cultural Luciane Ramos é a convidada para este debate que fala sobre a história da dança negra no Brasil. A curadora Diane Lima, responsável pela mediação da atividade, também abre o diálogo para a plateia. O evento tem interpretação em Libras e é transmitido simultaneamente pelo site do Itaú Cultural.
Luciane Ramos possui mestrado em antropologia social e desenvolve doutorado em Artes da Cena, ambos na UNICAMP. Atua como gestora de projetos no Acervo África, é membro do corpo editorial da Revista O Menelick 2º Ato e do grupo Rituais e Linguagens – A Elaboração Estética (PPGADC-Unicamp). Na interface entre artes da cena, estudos africanos e educação, foca suas atuações em estéticas descolonizadoras.
Serviço
Diálogos Ausentes: O Negro na Dança
Chamada aberta para artistas, coletivos, produtores e realizadores:
De 6 a 22 de janeiro pelo site www.itaucultural.org.br
Anúncio dos selecionados: 25 de janeiro
Primeiro encontro da série
Convidada: Luciane Ramos
Mediadora: Diane Lima
Dia 26 de janeiro (quinta-feira), às 20h
Duração: 90 minutos
Classificação indicativa: livre
Interpretação em Libras
Sala Itau Cultural – 254 lugares
Entrada gratuita
Distribuição de ingressos:
Público preferencial: 2 horas antes do debate
Público não preferencial: 1 hora antes do debate