No próximo sábado (18), o Coletivo Liga do Dendê lança a Coletânea “Contos para Erê”, em um evento gratuito, às 15h, no Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab), sediado no Centro Histórico de Salvador.
A primeira coletânea infantojuvenil negra com escritores e pesquisadores negras do Brasil, é coordenada por Marcos Cajé, mestre em história da África da diáspora e dos Povos Indígenas pela Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), pedagogo e consultor literário, idealizador do termo “literatura afrofantástica”.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
O encontro com a presença dos autores do coletivo será aberto ao público e inclui bate-papo, sessão de autógrafos e intervenções artísticas, realizadas pelos próprios autores e artistas convidados.
A obra, com escrita coletiva, apresenta o nome de 20 autores, sendo eles: Paula Brito, Marcos Cajé, Taisa Ferreira, Kalypsa Brito, Tamires Lima, Raime Paixão, Cássia Valle, Luciana Palmeira, Denise Ferreira, Evelyn Sacramento, Sintia Aquino, Celo Cardoso, Fabiana Rego, Carol Adesewa, Geovania de Jesus, Elisa Oliveira, Ladjane Sousa, Alan Alves Brito, Helena Nascimento.
“A maior motivação de criar a nossa liga vem do desejo de expandir o conceito que literatura só está no eixo sul e sudeste, mostrando a potência das narrativas criadas no estado da Bahia e isso eu acredito que podemos fazer com a força do coletivo”, conta Cássia Valle, idealizadora da Liga, em nota à imprensa.
O lançamento é uma iniciativa do Coletivo Baiano de Escritores(as) e Pesquisadores(as) da Liga do Dendê para ampliação do acesso e fortalecimento da Literatura Preta Infantojuvenil.
“Quando criamos a liga do dendê, pensamos em fortalecer a literatura preta infantil e dizer que temos um eixo repleto de grandes escritores e escritoras que produzem uma literatura que é revolucionária”, conta Marcos Cajé, idealizador da Liga.
Com lançamento independente, o livro custa R$ 43,00 e estará à venda no local. Os interessados em adquirir com antecedência podem solicitar diretamente nas redes sociais do coletivo.
Serviço
Quando: 18 de maio, às 15h
Onde: Museu Muncab, Rua das Vassouras, 25 – Centro Histórico, Salvador
Entrada Gratuita – Livro disponível para ser adquirido no local custa R$ 43,00