PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Coletivo Liga do Dendê lança 1ª coletânea infantojuvenil negra em Salvador

Imagem mostra o Coletivo Liga do Dendê, autores da Coletânea Contos para Erê.

Foto: Divulgação

11 de maio de 2024

No próximo sábado (18), o Coletivo Liga do Dendê lança a Coletânea “Contos para Erê”, em um evento gratuito, às 15h, no Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab), sediado no Centro Histórico de Salvador. 

A primeira coletânea infantojuvenil negra com escritores e pesquisadores negras do Brasil, é coordenada por Marcos Cajé, mestre em história da África da diáspora e dos Povos Indígenas pela Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), pedagogo e consultor literário, idealizador do termo “literatura afrofantástica”. 

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

O encontro com a presença dos autores do coletivo será aberto ao público e inclui bate-papo, sessão de autógrafos e intervenções artísticas, realizadas pelos próprios autores e artistas convidados. 

A obra, com escrita coletiva, apresenta o nome de 20 autores, sendo eles: Paula Brito, Marcos Cajé, Taisa Ferreira, Kalypsa Brito, ⁠Tamires Lima, ⁠Raime Paixão, Cássia Valle, ⁠Luciana Palmeira, ⁠Denise Ferreira, Evelyn Sacramento, Sintia Aquino, Celo Cardoso, Fabiana Rego, Carol Adesewa, Geovania de Jesus, Elisa Oliveira, ⁠Ladjane Sousa, Alan Alves Brito, Helena Nascimento.

Divulgação

“A maior motivação de criar a nossa liga vem do desejo de expandir o conceito que literatura só está no eixo sul e sudeste, mostrando a potência das narrativas criadas no estado da Bahia e isso eu acredito que podemos fazer com a força do coletivo”, conta Cássia Valle, idealizadora da Liga, em nota à imprensa.

O lançamento é uma iniciativa do Coletivo Baiano de Escritores(as) e Pesquisadores(as) da Liga do Dendê para ampliação do acesso e fortalecimento da Literatura Preta Infantojuvenil. 

“Quando criamos a liga do dendê, pensamos em fortalecer a literatura preta infantil e dizer que temos um eixo repleto de grandes escritores e escritoras que produzem uma literatura que é revolucionária”, conta Marcos Cajé, idealizador da Liga.

Com lançamento independente, o livro custa R$ 43,00 e estará à venda no local. Os interessados em adquirir com antecedência podem solicitar diretamente nas redes sociais do coletivo.

Serviço

Quando: 18 de maio, às 15h 

Onde: Museu Muncab, Rua das Vassouras, 25 – Centro Histórico, Salvador

Entrada Gratuita – Livro disponível para ser adquirido no local custa R$ 43,00

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Mariane Barbosa

    Curiosa por vocação, é movida pela paixão por música, fotografia e diferentes culturas. Já trabalhou com esporte, tecnologia e América Latina, tema em que descobriu o poder da comunicação como ferramenta de defesa dos direitos humanos, princípio que leva em seu jornalismo antirracista e LGBTQIA+.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano