O Ministério da Saúde antecipou, nesta quinta-feira (9), o pagamento de R$ 40 milhões da Assistência Farmacêutica para os municípios do Rio Grande do Sul. A medida visa apoiar os gestores municipais na aquisição de medicamentos essenciais para a população neste momento.
Os valores são equivalentes aos repasses mensais de todo o ano de 2024. Além dos medicamentos, outros insumos de saúde também são enviados ao estado gaúcho desde a última sexta-feira (3).
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Até o momento, foram enviados itens como insulinas, imunobiológicos, imunoglobulina e soros antivenenos, que o estado elegeu como prioridade. A pasta também aumentou o número de equipes da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) no Rio Grande do Sul.
Além disso, foram destinados kits de emergência, compostos por 32 tipos de medicamentos e 16 tipos de insumos, cada, como luvas, seringas e ataduras. Cada kit é suficiente para atender cerca de 1,5 mil pessoas durante um mês.
A vacinação da população, seja para dengue ou outras doenças, será conduzida conforme as possibilidades de cada município e dos serviços de saúde, pois exigem protocolos específicos de armazenamento e temperatura para administração.
Desde o início da tragédia, o ministério instalou um Centro de Operações de Emergência (COE) para subsidiar a tomada de decisões. Entre as medidas emergenciais está a autorização do pagamento de R$ 540 milhões em emendas parlamentares ao estado.