O Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) apresenta a Primeira Olimpíada Brasileira de Relações Étnico-Raciais, Afro-Brasileiras, Africanas e Indígenas (OBERERI). O evento tem como público-alvo as escolas públicas de todo o país, que podem se inscrever até o dia 15 de junho.
Segundo a instituição, a olimpíada pretende oferecer “muito mais do que uma competição acadêmica”. O projeto deve promover a reflexão, o debate e a conscientização sobre as questões étnico-raciais em nosso país.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Com base nas Leis 10.639/03 e 11.645/08, que tornam obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana, a iniciativa visa fortalecer a implementação das diretrizes curriculares, incentivar o interesse dos estudantes pela história da diáspora africana e dos povos originários, além de desmistificar mitos relacionados às cotas étnico-raciais.
A ação é organizada pela Associação Brasileira dos Pesquisadores Negros e Negras (ABPN) e pelo Consórcio de Neabs com apoio do Ministério da Educação via Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Para mais informações, consulte o site oficial do projeto.