Para a co-deputada estadual Robeyoncé Lima (PSOL-PE), apesar da expressiva vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Nordeste brasileiro, ainda há muito a fazer. Em Pernambuco, por exemplo, Robeyoncé destaca que, por mais que se trate de uma eleição histórica – devido à representatividade feminina –, o bolsonarismo na Alepe ainda é forte, bem como na Câmara Federal.
“Conseguimos derrubar Bolsonaro no segundo turno, mas derrubar o bolsonarismo no parlamento ainda será difícil. Teremos dificuldades reais, mas o povo pede ativismo judiciário imediato para a tomada de decisões que garantam a democracia”, salienta.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Na primeira eleição com duas mulheres concorrendo ao governo do estado de Pernambuco no segundo turno, Raquel Lyra (PSDB) foi eleita à frente de Marília Arraes (Solidariedade). Já na Bahia, em uma virada histórica sobre o que apontavam as pesquisas no primeiro turno, o candidato Jerônimo Rodrigues (PT) venceu ACM Neto (União Brasil) para o governo da Bahia.
Leia também: Para especialistas, vitória de Lula não representa o fim do bolsonarismo
Sobre a derrota de ACM Neto na Bahia, Vilma Reis (PT) pontuou que as diversas polêmicas envolvendo a heteroidentificação do candidato podem ter prejudicado sua campanha.
“A situação de ACM Neto evidencia mudanças: não se pode brincar com a questão racial em um país como o Brasil. Não é possível brincar, pois é uma questão fundamental no nosso debate”, enfatiza.
Sobre a vitória de Lula, Vilma salienta que é necessário lembrar que foram as mulheres negras os principais agentes de transformação de votos, e que esse público precisa ser valorizado pelo presidente eleito.
“Quem está dando a vitória a Lula é o povo negro, periférico, quilombola, indígenas,comunidade LGBTQIAP+ e principalmente as mulheres negras. Nós existimos e mostramos nas urnas que somos a maioria”, finaliza.
Leia também: “Absurda, ilegal e perigosa”, diz especialista sobre ação da PRF