Com foco em solucionar o problema da escolaridade e das competências de leitura na África, o projeto iRead foi criado para chegar às crianças que moram em zonas rurais, muitas vezes, inacessíveis e com pouca infraestrutura. A iniciativa faz parte do Programa de Desenvolvimento de Bibliotecas e Recursos Rurais (RLRDP), da União Africana (UA).
O iRead consiste na construção de ônibus e vans equipados com prateleiras de livros, que circulam entre as aldeias. Em locais de difícil acesso, bicicletas, burros e camelos com capacidade para transportar grandes quantidades de livros são usados, sem correr o risco de ficarem bloqueados na estrada, como poderia acontecer com outros meios de transporte.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Atualmente, existem bibliotecas móveis em toda a África, mas o projeto atende principalmente as crianças da Etiópia, Nigéria, Tanzânia e Zimbábue. A gestão das bibliotecas envolve o fornecimento de livros e também a formação de bibliotecários e professores em cada aldeia.
A novidade, introduzida recentemente no Zimbábue, foi a utilização de um computador movido a energia solar nos carros que circulavam pelo país. A intenção era facilitar o acesso às tecnologias de informação e comunicação, inclusive para grupos desfavorecidos da população, mulheres e idosos, e facilitar acesso à internet.