A Alma Preta integra o 19º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), que acontece entre os dias 11 e 14 de julho pelo segundo ano consecutivo no campus Álvaro Alvim da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), na Vila Mariana, em São Paulo (SP).
Em formato híbrido, os três primeiros dias do evento são dedicados ao Congresso e ao XI Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo. Já o dia 14 de julho está reservado para o 6º Domingo de Dados.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Nesta edição, o Congresso da Abraji oferece atividades presenciais e transmissão ao vivo de parte da programação. Além disso, as sessões de conteúdo gravado retornam para melhorar a experiência do público online.
De acordo com a organização, a programação é comprometida com a diversidade de temas e representações que compõem a sociedade e o campo jornalístico. As discussões que ocorrem durante o evento acompanham as mudanças políticas, sociais e tecnológicas que impactam a imprensa, seus profissionais e a democracia como um todo.
A participação da Alma Preta conta com um estande que destaca a estratégia de cobertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, que acontece de 26 de julho a 11 de agosto. O veículo especializado na temática racial será a primeira mídia negra a cobrir um evento desta magnitude.
O “Manual de Redação: jornalismo antirracista a partir da experiência da Alma Preta” também foi lançado no congresso. A publicação, que recentemente ganhou uma tradução para o espanhol, foi construída a partir de um esforço colaborativo, que busca dotar jornalistas e meios de comunicação com as ferramentas necessárias para fazer coberturas informativas a partir de uma perspectiva antirracista.
No primeiro dia do congresso, o consultor editorial do site, Flávio Costa, também colunista e repórter especial do UOL, mediou um palestra de segurança pública, com o tema “O desdobramento do caso Marielle e a cobertura sobre milícias no RJ”.
Para mais informações sobre o 19º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, acesse aqui.