Na manhã desta terça-feira (16), um fotógrafo da Alma Preta Jornalismo foi hostilizado por funcionários da Prefeitura de São Paulo enquanto filmava a remoção de pessoas em situação de rua em frente a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP), na região da Vila Leopoldina, zona oeste do município.
O profissional, que preferiu não expor a sua identidade, realizava a cobertura de uma reportagem nas proximidades quando se deparou com funcionários públicos expulsando os moradores e recolhendo os seus pertences em um grande caminhão.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Após registrar a ação, o fotojornalista foi abordado por um carro com os responsáveis pela operação. Um deles exigiu a documentação da vítima, que estava devidamente credenciada. Um outro homem no veículo estava filmando toda a situação e chegou, inclusive, a xingar o repórter de “filho da put*”.
Em nota enviada à reportagem, a Prefeitura de São Paulo afirmou que a Subprefeitura da Lapa realiza ações de zeladoria na região periodicamente, incluindo varrição e coleta manual de objetos descartados por moradores em situação de rua. A administração municipal alega que as ações são realizadas de acordo com a legislação do município.
Em relação ao profissional de imprensa que foi hostilizado, a prefeitura disse apenas que “a Controladoria Geral do Município informa que qualquer cidadão pode fazer uma denúncia de conduta inadequada de servidor público” por meio de e-mail.
Texto atualizado às 12h05 de 17 de julho de 2024 para inclusão do posicionamento da Prefeitura de São Paulo.