Um dos maiores festivais literários da América Latina, a Bienal do Livro de São Paulo, acontecerá de 6 a 15 de setembro e reunirá autores e leitores, nacionais e internacionais. Dentre eles, estará Lucas Der Leyweer, de 24 anos, autor independente, natural de Cacoal, em Rondônia, mas que vive em Natal, capital do Rio Grande do Norte, desde 2020.
Com o livro “Vivências de peles negras”, o autor participará da Bienal SP pela primeira vez, tendo participado da edição do evento do Rio de Janeiro, onde também apresentou seu trabalho no ano passado.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
O que o motivou a escrever o livro foi o caso de um jovem assassinado brutalmente. Giovanni Gabriel de Souza Gomes era morador do Guarapes e, em 2020, foi assassinado por policiais. A partir desse acontecimento, nas palavras do próprio autor: “passei a contar minha realidade como uma pessoa preta também e minha perspectiva sobre o cansaço do povo negro através de poemas.”.
O escritor admite que está com altas expectativas para ir à São Paulo, onde pretende fazer bastante rede de contato, amizades ganhar novos leitores.
“Espero conhecer pessoas que se identificam com meu livro e minha história e, também apreciar livros dos outros escritores, fazer network. E quem sabe conseguir algum novo leitor ou alguma oportunidade… A verdade é que, estar lá, já é incrível” relatou.
O jovem é autor de dois livros de poemas publicados no ano de 2021, “Pequenos poemas para grandes corações” e “Vivências de peles negras”.