PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Pesquisar
Close this search box.

João Jorge, presidente da Fundação Palmares, recebe título de Doutor Honoris Causa em Salvador

Homenagem reconhece décadas de luta contra o racismo e coincidirá com os 36 anos da Fundação Cultural Palmares
Imagem de João Jorge Santos Rodrigues, presidente da Fundação Cultural Palmares. O ex-presidente do Olodum receberá na próxima segunda-feira (26) o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Católica do Salvador (UCSal).

Foto: Divulgação

21 de agosto de 2024

João Jorge Santos Rodrigues, presidente da Fundação Cultural Palmares e ex-presidente do Olodum, será homenageado com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Católica do Salvador (UCSal). A honraria será concedida em uma cerimônia na próxima segunda-feira (26), às 11h, no Auditório Central da instituição de ensino.

Formado em Direito pela UCSal, João Jorge é reconhecido por sua trajetória de enfrentamento ao racismo, evidenciada tanto em suas publicações quanto em seu trabalho à frente do Olodum, um dos maiores símbolos do movimento negro brasileiro. Além disso, ele é mestre em Direito pela Universidade de Brasília (UnB) e fundador do Grupo Negro da Universidade Católica do Salvador, criado em 1981.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

O reitor da UCSal, professor Deivid Lorenzo, destacou a importância da homenagem: “Nossa comunidade universitária celebra esse momento singular com o qual reafirmamos o compromisso com a formação humana e cidadã por meio da união entre arte, educação e cultura”.

A cerimônia de outorga será transmitida ao vivo pelo canal da Universidade no YouTube, permitindo que um público mais amplo possa acompanhar o reconhecimento a essa figura icônica da luta pela igualdade racial no Brasil.

Fundação Palmares celebra 36 anos de história

A homenagem a João Jorge coincide com os 36 anos da Fundação Cultural Palmares, comemorados nesta quinta-feira (22). Sob a liderança de João Jorge, a instituição tem passado por uma série de mudanças significativas. Entre as novidades, está a reabertura da Biblioteca Oliveira Silveira, que possui um acervo de quase 10 mil títulos e havia sofrido tentativas de destruição na gestão anterior.

Nova sede da Fundação Cultural Palmares. (Divulgação)

Outra importante iniciativa é a criação do Espaço Erê, voltado para o contato de crianças com a cultura afro-brasileira e o combate ao racismo desde a infância. O espaço Mário Gusmão, um salão multiuso dedicado à cultura afro-brasileira, também faz parte das ações de reestruturação da Fundação.
As celebrações incluem apresentações culturais e seminários, cuja programação completa pode ser consultada no site oficial da Fundação Palmares.

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano