Pesquisar
Close this search box.

Alunos debatem racismo religioso com HQ afro-brasileira em escola de Vitória

Disciplina eletiva utiliza "Contos dos Orixás" para promover tolerância cultural e religiosa entre estudantes do Ensino Fundamental
Imagens de alunos do 9º do Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI), em Vitória. Os estudantes debateram temas como racismo e diversidade religiosa a partir da leitura de obras afro-brasileiras.

Foto: Reprodução/Sedu ES

22 de agosto de 2024

O Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Dr. Agesandro da Costa Pereira, em Vitória, desenvolveu para o 9º ano do Ensino Fundamental a disciplina eletiva “O Código do Herói”, que aborda temas como racismo religioso e tolerância cultural por meio da leitura da HQ “Contos dos Orixás”.

A disciplina eletiva, conduzida pelos professores Larissa Freitas e Bruno Fiorot, foi desenhada para estimular o debate sobre o racismo religioso e incentivar o desenvolvimento da tolerância entre os estudantes. Por meio da leitura e interpretação da HQ, os alunos tiveram a oportunidade de se conectar com a cultura afro-brasileira, compreendendo de forma mais profunda as religiões afro-brasileiras e seus significados.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Conforme nota da Secretaria da Educação do Espírito Santo, a iniciativa teve como objetivo promover o respeito à diversidade religiosa e enriquecer o conhecimento cultural dos alunos de maneira interativa.

“A dinâmica com a HQ ‘Contos dos Orixás’ foi uma experiência extremamente enriquecedora. Com a leitura e interpretação dos personagens, os alunos conseguiram se conectar profundamente com a cultura afro-brasileira e discutir questões relevantes como o racismo religioso. Foi gratificante ver o entusiasmo e a maturidade com que eles abordaram o tema”, afirmou a professora Larissa Freitas.

A atividade despertou reflexões importantes entre os estudantes. Matias Ramos Ferreira, um dos alunos envolvidos, destacou a nova consciência que a experiência trouxe para a turma: “Participar da dinâmica de leitura da HQ ‘Contos dos Orixás’ foi uma experiência incrível. Eu nunca tinha pensado tanto sobre o racismo religioso e as diferentes crenças antes. Aprendi muito e agora me sinto mais consciente e empático em relação às diferenças”, disse.

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia Mais

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano