Esta é a Quero Votar em Preto, a ferramenta on-line da Alma Preta que apresenta as candidaturas de pessoas autodeclaradas pretas, pardas e indígenas de todos os municípios do Brasil.
Escolhemos apresentar apenas esses grupos raciais por conta da baixa representatividade dessa população, em geral, nas prefeituras e câmaras municipais — e atendendo à linha editorial da Alma Preta. Também consideramos o menor financiamento de campanha em relação à população branca.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
A Quero Votar em Preto faz dois alertas importantes sobre o seu uso. O primeiro é que a autodeclaração não é uma informação totalmente confiável, ou seja, há possibilidade de fraudes.
O segundo é que, como dissemos em nosso editorial “Um voto negro à esquerda“, os avanços no debate racial fez a direita sentir a necessidade de participar do assunto — e, lembramos, nem todo candidato negro é, necessariamente, progressista.
Por isso, a partir dos números e nomes apresentados na Quero Votar em Preto, pesquise em sites e redes sociais mais sobre o histórico e as propostas de seus candidatos.
Como usar a Quero Votar em Preto
Primeiramente, escolha o cargo (vereador ou prefeito) sobre o qual deseja buscar. Depois, selecione o estado e o município desejado. É importante escolher os dois, pois há municípios com o mesmo nome em estados diferentes. Também é possível clicar nos partidos no gráfico de barras para escolher os candidatos do espectro político desejado.
Na tabela, aparecerão o número da urna e o nome de cada candidato disponível. A partir deles, você pode pesquisar as propostas e o histórico de atuação política.
Estão listadas apenas pessoas candidatas negras e indígenas. Se a sua cidade não aparecer como opção, é porque não foram encontradas candidatos com o perfil que você está buscando. Consulte no quadro branco da parte de baixo os perfis de gênero e raça/cor disponíveis em sua cidade.
Se quiser sugerir mudanças e aprimoramentos para versões futuras dessa ferramenta, envie-as para o e-mail [email protected].