PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Disque Denúncia funcionará como canal para informações sobre crimes eleitorais na Bahia

As informações podem ser enviadas com sigilo de qualquer município do estado
Imagem mostra uma pessoa ligando para o Disque Denúncia da Secretaria da Segurança Pública do Estado da Bahia.

Foto: Rafael Rodrigues / Divulgação

3 de outubro de 2024

O Disque Denúncia da Secretaria da Segurança Pública do Estado da Bahia (SSA-BA) receberá informações sobre crimes eleitorais em todo o estado. A iniciativa faz parte da Operação Eleições 2024. A população poderá repassar informações, com total sigilo, através do telefone 181, ou pelo site oficia.

Segundo a secretaria, são considerados crimes atos como boca de urna, transporte ou condução ilegal de eleitores, coação, derrame de santinho, retenção de título de eleitor, compra de voto, entre outras práticas ilícitas que poderão ser denunciadas por meio da ferramenta.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, explicou em publicação do órgão, que as informações de denúncia cipodem ser enviadas de qualquer município do estado. “Atuaremos com força máxima para garantir a democracia e o livre exercício da cidadania. O trabalho será integrado com o Tribunal Regional Eleitoral [TRE], prestando total apoio às demandas relacionadas ao pleito”, disse.

Para garantir a segurança das eleições municipais no estado, cerca de 34 mil policiais e bombeiros serão empregados na operação, além do suporte de duas mil viaturas, helicópteros e drones. O investimento do Governo do Estado na Segurança Pública será de R$ 3 milhões.

Pela primeira vez em um pleito eleitoral, será utilizado um Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública (CIISP), no qual 31 órgãos estaduais, federais e municipais, além de concessionárias de serviços atuarão de forma integrada com o apoio de 3,5 mil câmeras de videomonitoramento.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Mariane Barbosa

    Curiosa por vocação, é movida pela paixão por música, fotografia e diferentes culturas. Já trabalhou com esporte, tecnologia e América Latina, tema em que descobriu o poder da comunicação como ferramenta de defesa dos direitos humanos, princípio que leva em seu jornalismo antirracista e LGBTQIA+.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano