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Estudo aponta desigualdade racial nas escolas em disciplinas de português e matemática

Análise do Observatório da Branquitude foi realizada com base em dados do Sistema de Avaliação de Educação Básica (Saeb) de 2023
Imagem mostra uma criança negra sentada em uma cadeira escolar, próximo a outros garotos.

Foto: Reprodução

29 de outubro de 2024

Uma pesquisa publicada nesta terça-feira (29) pelo Observatório da Branquitude revelou que alunos do 9º ano do ensino fundamental autodeclarados brancos apresentam médias de desempenho superiores em português e matemática em comparação com alunos negros.

A análise foi idealizada para honrar o compromisso do Observatório da Branquitude com a agenda de enfrentamento de desigualdades na educação básica, sobretudo raciais e de gênero. 

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Com base em dados do Sistema de Avaliação de Educação Básica (Saeb) de 2023, o estudo também apontou desigualdades de gênero nas disciplinas. O Saeb realiza testes a cada dois anos nas redes pública e privada, para permitir que as instituições de ensino monitorem a qualidade da educação oferecida.

Conforme apontou o estudo, as meninas brancas são o grupo com o melhor desempenho no teste de Língua Portuguesa se comparado às meninas negras, aos meninos brancos e meninos negros estudantes do 9⁠º ano do Ensino Fundamental. Elas lideram com o maior resultado nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal.

Quanto ao segundo melhor desempenho, abaixo das meninas brancas, nota-se, porém, uma alternância de gênero e de raça nos estados. As meninas negras, obtiveram a segunda maior média, com exceção dos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro, em que os meninos brancos obtiveram uma média maior do que as das meninas negras.

Meninos negros, contudo, atingiram a pior pontuação em todas as regiões, acima apenas da média geral de cada estado. No Distrito Federal, porém, a média de desempenho de meninos negros ficou pouco abaixo da média geral distrital, com 248.8 sobre 250.3, respectivamente.

Meninos brancos assumem a liderança em Matemática

Se as meninas brancas apresentaram o melhor desempenho em Língua Portuguesa em todos os estados, os meninos brancos lideram em quase todo o país quando a matéria aplicada é a Matemática. Eles alcançaram a maior média no Saeb em comparação aos meninos negros, às meninas brancas e negras.

Quanto ao segundo melhor desempenho em Matemática, o estudo também notou uma alternância de raça e também de gênero no critério de Lingua Portuguesa. 

Na região Norte, em cinco dos sete estados (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima), meninos negros tiveram a segunda melhor pontuação, seguidos das meninas brancas e meninas negras, nesta ordem. Apenas em Roraima e no Tocantins meninas brancas tiveram o segundo maior desempenho, seguidas de meninos negros e meninas negras.

Já na região Nordeste, meninos negros também estiveram na segunda posição em oito de seus nove estados. À exceção de Alagoas, onde pela primeira e única vez na análise, meninos negros lideraram o ranking com uma pequena diferença para os brancos, de 251.5 sobre 250.2, respectivamente.

As meninas negras, por sua vez, tiveram o desempenho mais baixo na maioria dos estados, ocupando a última posição. No Rio Grande do Sul, contudo, elas atingiram pontuação inferior à média geral do estado, com 243.8 sobre 248 pontos, respectivamente.

“Marcadores de raça/cor e de gênero influenciam a vida dos estudantes, sua trajetória e resultados escolares. E demandam observação e acompanhamento constantes por parte da gestão pública”, concluiu o estudo.

  • Mariane Barbosa

    Curiosa por vocação, é movida pela paixão por música, fotografia e diferentes culturas. Já trabalhou com esporte, tecnologia e América Latina, tema em que descobriu o poder da comunicação como ferramenta de defesa dos direitos humanos, princípio que leva em seu jornalismo antirracista e LGBTQIA+.

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