A pesquisa de intenção de votos divulgada pelo Instituto Datafolha, nesta segunda-feira (30), aponta uma vantagem do ex-presidente Lula (PT) sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL)entre os negros em todos os cenários.
Na resposta com a indicação dos nomes do candidato, Lula tem uma vantagem de 34 pontos sobre Bolsonaro, 57% contra 23%, entre aqueles que se autodeclararam pretos. Entre os pardos, Lula tem 49% e Bolsonaro tem 27%. Já entre os eleitores brancos, Lula tem 40% e Bolsonaro tem 32%.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Ao todo, a pesquisa ouviu 2.556 eleitores em todas as regiões do Brasil, sendo 43% pardos, 32% brancos e 17% pretos.
Na resposta espontânea, quando o entrevistador perguntou em quem o eleitor iria votar, mas sem apresentar uma lista de nomes, o pré-candidato do PT teve 38% das respostas dos pardos, 30% dos brancos e 44% dos pretos. Por sua vez, o presidente Jair Bolsonaro conseguiu 22% dos pardos, 27% dos brancos e 17% dos pretos.
O Datafolha também fez um questionamento sobre a certeza de voto dos eleitores agora em maio para as eleições que vão acontecer em outubro. Os eleitores responderam da seguinte forma: 69% dos pardos, 66% dos brancos e 70% dos pretos estão decididos em quem vão votar para presidente.
No entanto, tem uma parcela considerável que afirma que ainda pode mudar de candidato: 31% dos pardos, 34% dos brancos e 29% dos pretos.
No segundo turno, em um cenário de disputa entre Lula e Bolsonaro, o resultado seria este: pardos (58% Lula e 33% Bolsonaro), brancos (51% Lula e 38% Bolsonaro) e pretos (68% Lula e 26% Bolsonaro).
O levantamento ouviu pessoas com mais de 16 anos de idade em 181 municípios nos dias 25 e 26 de maio e foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número TSE – BR-05166/2022. Lula amplia sua vantagem sobre Bolsonaro entre as mulheres, respectivamente, 49% a 23%, na pesquisa com os nomes dos candidatos e também na pesquisa espontânea, Lula 36% e Bolsonaro 18% do voto feminino. A rejeição à Bolsonaro é mais alta entre as mulheres (57%) do que entre os homens (51%).
Avaliação
A pesquisa foi feita no mês em que Jair Bolsonaro completou três anos e cinco meses de governo. Então, uma das perguntas foi sobre a avaliação que o eleitor faz do seu governo entre as opções ótimo, bom, regular, ruim ou péssimo.
No geral, sem o recorte racial, o governo foi avaliado como ótimo/bom por 25%, regular por 27% e ruim/péssimo por 48% dos eleitores, e 1% disse que não saberia avaliar.
No recorte racial, os eleitores pretos são os que pior avaliaram o governo do presidente Jair Bolsonaro, 53% disseram que foi ruim/péssimo. Para apenas 18% dos pretos Bolsonaro está fazendo um governo ótimo/bom. Para os eleitores pardos, segundo a Datafolha, o governo Bolsonaro é ruim/péssimo para 47%, regular para 29% e ótimo/bom para 24%.
Entre os eleitores que se autodeclaram brancos no Brasil, 30% acham que Bolsonaro faz um governo ótimo/bom. A avaliação de regular é de 24%. Os que consideram o governo ruim/péssimo são 46% dos brancos.