O documentário Razões Africanas, com estreia marcada para o próximo dia 21 de novembro nos cinemas brasileiros, acaba de divulgar seu trailer oficial, revelando um pouco da jornada musical e histórica que percorre. Dirigido por Jefferson Mello, o filme explora a profunda influência da diáspora africana na formação de três gêneros musicais emblemáticos: o jongo, a rumba e o blues.
Filmado em seis países – Brasil, Cuba, Estados Unidos, Angola, Congo e Mali –, o longa entrelaça histórias, músicas e danças de personagens que representam cada um desses ritmos.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
A produção acompanha três protagonistas: a brasileira Lazir Sinval, que representa o jongo; a cubana Eva Despaigne, símbolo da rumba; e o americano Terry ‘Harmonica’ Bean, figura do blues. Em meio a imagens do cotidiano de cada um, o filme apresenta os relatos desses artistas sobre as raízes culturais da música que interpretam, além de comentários de especialistas e pesquisadores que ajudam a contextualizar a relevância e ancestralidade desses gêneros.
Razões Africanas foi selecionado para mais de dez festivais de cinema ao redor do mundo. Entre os prêmios conquistados, destacam-se o de Melhor Documentário Especial pelo Júri no Festival Cinema on the Bayou, em Louisiana (EUA), e o de Melhor Documentário no Festival Internacional de Cinema Africano da Argentina. No início de novembro, também teve exibições especiais em Angola.
O documentário será distribuído pela Tremè em 14 estados brasileiros. Razões Africanas promete não ser apenas uma homenagem aos ritmos afrodescendentes, mas um convite à reflexão sobre a diáspora africana e seu legado cultural. Para o diretor Jefferson Mello, o filme é uma “reparação histórica” e um “diálogo intercultural”, ao valorizar as tradições e as culturas afrodescendentes que resistem e influenciam o mundo.
Confira abaixo o trailer oficial do filme: