O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), afirmou na última quarta-feira (15), durante a abertura da 40ª Festa Pomerana, em Pomerode, que “a cor da pele das pessoas” é um dos principais atrativos da cidade.
Em seu discurso no evento, Mello afirmou: “Pomerode se destaca pela beleza turística que tem, pelas casas enxaimel, pela cor da pele das pessoas, pela mistura, pelo que representa para todos nós”.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
A declaração foi divulgada pelo vereador de Florianópolis Leonel Camasão (PSOL), que encaminhou a denúncia ao procurador-geral da República, Paulo Gonet. Segundo o vereador, a manifestação do governador pode configurar racismo, o que justifica ação penal no Superior Tribunal de Justiça (STJ).
“O PSOL/SC e o nosso mandato encaminhou denúncia ao Procurador-Geral da República para que seja proposta ação penal contra o governador Jorginho Mello pela possível prática de racismo. Como se trata de crime comum, compete ao STJ processar e julgar o governador”, disse Camasão.
Resposta do governador
Diante da repercussão negativa, Jorginho Mello usou as redes sociais para rebater a acusação. Ele classificou as críticas como uma distorção de suas palavras e anunciou que tomará medidas judiciais contra a denúncia.
“É lamentável a tentativa de um vereador do PSOL de distorcer o conteúdo de uma entrevista que concedi na abertura da Festa Pomerana, em Pomerode. Tomarei todas as medidas judiciais cabíveis. Racismo é crime, e essa acusação não se aplica a mim. Até o próprio vereador sabe disso”, declarou.
Com 34.289 habitantes, sendo 27.562 brancos (80% da população), Pomerode é conhecida como “a cidade mais alemã do Brasil” por suas tradições culturais e pela arquitetura em estilo enxaimel. Pretos e pardos representam menos de 20% da população local, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022.
A Festa Pomerana, um dos principais eventos da cidade, celebra a herança germânica com desfiles, música e gastronomia típica. A declaração de Mello foi feita durante a inauguração de uma subestação de energia elétrica na região, associada à abertura do evento.