PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Pernambuco declara situação de emergência em 117 cidades devido à seca prolongada

Medida visa agilizar ações de enfrentamento e garantir suporte às populações afetadas pela estiagem
Imagem de canaviais morrendo devido à seca prolongada em Pernambuco. O estado pernambucano declarou estado de emergência em 117 cidades.

Imagem de canaviais morrendo devido à seca prolongada em Pernambuco. O estado pernambucano declarou estado de emergência em 117 cidades.

— Reprodução/Revista RPA

22 de janeiro de 2025

O governo de Pernambuco decretou situação de emergência em 117 dos 185 municípios do estado devido à estiagem que afeta a região. O decreto, assinado pela governadora Raquel Lyra (PSDB), destaca os impactos da seca prolongada, que já provoca danos humanos, materiais e ambientais, além de ameaçar o abastecimento de água e a agropecuária.

A decisão foi baseada na análise de dados que apontam para a redução das chuvas esparsas em algumas localidades, o que agrava a situação dos reservatórios e intensifica os prejuízos econômicos e sociais.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Abrangência e medidas contra a seca prolongada

O decreto tem validade de 180 dias e contempla três grupos de municípios: 66 cidades com decretos municipais de emergência já reconhecidos pelo governo federal; 23 municípios onde a situação de anormalidade foi decretada pelo governo estadual devido à seca hidrológica que compromete o abastecimento sob gestão da Companhia Pernambucana de Saneamento e Abastecimento (COMPESA) e 28 cidades que se enquadram em ambas as situações.

Com o reconhecimento da emergência, órgãos estaduais e autoridades federais e municipais serão mobilizados para implementar ações de mitigação. Entre as prioridades estão a contratação ágil de serviços e equipamentos e o acesso facilitado a recursos financeiros.

A situação também abre caminho para medidas de enfrentamento, como programas de distribuição de água e apoio à população rural, frequentemente mais afetada pela escassez hídrica.


A relação das cidades em situação de emergência pode ser consultada na íntegra no Diário Oficial de Pernambuco.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano