PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Corte de Trump suspende atividades de acordo antirracista com o Brasil

O acordo internacional de cooperação firmado entre os EUA, Brasil e Colômbia foi um dos afetados pela suspensão de auxílio orçamentário do governo Trump
JUSTIN SULLIVANGETTY/ IMAGES NORTH AMERICA/ Getty Images via AFP

A foto mostra a fachada da Casa Branca, nos Estados Unidos.

— JUSTIN SULLIVANGETTY/ IMAGES NORTH AMERICA/ Getty Images via AFP

4 de fevereiro de 2025

A Coordenação Nacional de Articulação de Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ) anunciou, na última segunda-feira (3), o cancelamento de atividades relacionadas ao Plano de Ação Conjunta para Eliminar a Discriminação Racial e Étnica (JAPER).

De acordo com a nota, a suspensão foi motivada pelo corte no auxílio orçamentário destinado aos programas de assistência social e ONGS do governo de Donald Trump, realizado no dia 28 de janeiro. 

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Com a ordem, emitida pelo Escritório de Administração e Orçamento da Presidência Americana, as agências federais estadunidenses teriam suspendido temporariamente qualquer atividade econômica de assistência financeira federal.

O Japer, iniciativa de cooperação internacional entre instituições da Colombia, do Brasil e dos Estados Unidos, desempenhava um papel estratégico no combate ao racismo estrutural, fortalecimento de comunidades tradicionais e proteção aos direitos humanos.

Entre as atividades da CONAQ diretamente impactadas com a suspensão, estão as ações de formação e capacitação de lideranças quilombolas, previstas para iniciar em março deste ano. Segundo a entidade, essa e as demais atividades relacionadas ao programa estão canceladas.

“As consequências desse congelamento repercutem de forma direta no Sul Global, que historicamente são beneficiados pelos recursos oriundos da cooperação internacional”, diz trecho da nota.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Verônica Serpa

    Graduanda de Jornalismo pela UNESP e caiçara do litoral norte de SP. Acredito na comunicação como forma de emancipação para populações tradicionais e marginalizadas. Apaixonada por fotografia, gastronomia e hip-hop.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano